Notícias

Pe. Inácio Medeiros: "70 anos levando a Festa da Padroeira pelo rádio"

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

01 OUT 2021 - 07H00 (Atualizada em 01 OUT 2021 - 09H29)

Estamos iniciando a novena preparatória da Festa de Nossa Senhora Aparecida. O fenômeno "Aparecida" diz respeito não apenas aos católicos, mas a toda a nação brasileira, com sua diversidade de raças e de pessoas, pois a devoção mariana tem um viés cultural e sociológico que toca a todos os segmentos da sociedade brasileira, mesmo aos que não são cristãos.

Sem dúvida alguma, essa repercussão mariana na vida do povo brasileiro, que leva até mesmo pessoas que se dizem ateias gritarem por Nossa Senhora na hora do perigo, deve-se muito à Rádio Aparecida e ao trabalho evangelizador que ela desempenha ao longo dos seus 70 anos de história.

A Rádio Aparecida foi inaugurada solenemente no dia 08 de setembro, quando se celebra a natividade de Nossa Senhora. Sua história, desde a gestação, tem esse caráter mariano, lembrando que, durante muito tempo, a festa de Nossa Senhora era celebrada nesse dia.

Ao longo dos 70 anos, muitos redentoristas ocuparam os seus microfones para catequisar e evangelizar o povo, destacando-se entre todos o Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida, que, ao longo de quase 37 anos, foi o grande cantor das glórias de Maria, seguindo os passos e o exemplo de nosso pai e fundador, Santo Afonso Maria de Ligório.

Por outro lado, alguns programas da Rádio Aparecida marcam não somente a sua história, mas também a história do Rádio no Brasil, devido à sua longevidade. Um desses programas, que até hoje está no afetivo do povo brasileiro é a "Consagração a Nossa Senhora Aparecida", há mais de 60 anos no ar. Esse programa ainda hoje se caracteriza essencialmente como um programa mariano e mariológico, e todas as pessoas que o desenvolveram tiveram e têm a preocupação de traduzir, num linguajar simples e claro, as grandes verdades da Igreja que se referem a Nossa Senhora.

Outro aspecto importante dessa íntima ligação da Rádio Aparecida com a propagação da devoção mariana foi a cobertura jornalística que a Rádio Aparecida desenvolveu propagando os eventos marianos para dentro e fora do Brasil. Cito como exemplo o Ano Mariano de 1967, quando se celebrou o jubileu de 250 anos do encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul. Naquela ocasião, a Rádio Aparecida propagou para todo o Brasil, pelas suas ondas curtas e tropicais, a gratidão e a alegria do Santuário Nacional ao receber do Papa Paulo VI a sua primeira Rosa de Ouro.

A história é longa, muitos outros exemplos poderiam ser dados, pois “70 anos não são 70 dias”. Porém, em todos eles a certeza de uma proteção singular de Nossa Senhora Aparecida marcou o caminhar e a realização da Rádio Aparecida, porque aqui “tudo começa e passa por Ela” para chegar ao seu Filho Jesus.

Juan Ribeiro/Rede Aparecida
Juan Ribeiro/Rede Aparecida



Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Rádio Aparecida

29 de setembro de 2021.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...