Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 07 OUT 2020 - 15H26

Plataforma de empregos registra retomada gradual de vagas

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Um dos principais sites de emprego do país registrou queda de 35,9% no total de vagas anunciadas entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

Mas a partir de junho, o InfoJobs destacou a retomada na abertura de oportunidades. No ano, o total de vagas até agosto está em 197 mil, quase 36% menor que o registrado no mesmo período de 2019.

economista Claudio Dedecca fala com mais detalhes sobre os dados:

- Apesar de ainda vivermos a pandemia, e ainda com restrições, há de se comemorar a ligeira volta das ofertas de emprego no país?

- Algum segmento está com mais dificuldade de retomada?

- Ainda sem vacina, não há como projetar uma recuperação?


Número de famílias endividadas bate recorde no Brasil

Shutterstock
Shutterstock


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Em agosto o endividamento das famílias bateu novo recorde: a inadimplência é a maior registrada em 10 anos, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o relatório, 26,7% das famílias brasileiras estavam com as contas atrasadas e 67% endividadas.

A dor de cabeça de ficar no vermelho pode se arrastar por meses e se transformar em problemas mais graves sem medidas efetivas, como um bom planejamento financeiro, por exemplo, não forem aplicadas.

Para ajudar a reverter esse cenário, Larissa Brioso, analista de marketing da Mobills, uma startup de gestão de finanças pessoais, dá algumas dicas que podem ajudar a quitar as dívidas e a criar uma relação mais saudável com as finanças pessoais.


Empresas burlam regras e mantêm disparos em massa de mensagens eleitorais

Shutterstock
Shutterstock


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Mesmo após a proibição do TSE no ano passado aos disparos em massa com fins políticos, a indústria de mensagens eleitorais por WhatsApp e de extração de dados pessoais de eleitores por Instagram e Facebook continua operando.

Uma investigação da Folha de São Paulo mostra que, na tentativa de influenciar os eleitores pelas redes sociais, ao menos cinco empresas estão oferecendo esses serviços para os aspirantes a Câmaras Municipais e prefeituras nas eleições deste ano.

De acordo com o advogado especialista em direito eleitoral, João Fernando Lopes de Carvalho, a atuação é indevida e desrespeita as regras do TSE. Além, disso, para ele, a insistência da atuação dos políticos e das empresas revela que pode estar havendo também um problema na aplicação da lei que pune este tipo de comportamento.

Para o especialista, envio das mensagens é uma tentativa de manipulação do processo eleitoral, uma violação ao direito de o eleitor decidir seu voto. Ele esclarece ainda, como as pessoas que têm seus dados usados sem consentimento podem agir para solucionar esse tipo de problema.

Em nota, o WhatsApp afirmou que está totalmente comprometido com o combate à automação e aos disparos em massa e que a plataforma está enviando notificações extrajudiciais e, em alguns casos, processando empresas que violam os termos de serviço do WhatsApp.

O Facebook informou que tem equipes dedicadas a identificar a raspagem de dados na plataforma e, em ocasiões em que confirmou a extração de dados não autorizada, adotou medidas.

Segundo o levantamento da Folha, há também uma equipe dedicada a derrubar anúncios desses serviços ilegais no Google e outros sites de busca. Entre junho e setembro foram removidos 20 mil anúncios, além de Facebook e Instagram.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...