Dados da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD) mostra que os preços médios de alugueis de imóveis residenciais tiveram uma queda real pelo 5º ano consecutivo em Belo Horizonte.
Em 2013 a retração foi de 0,4% saltando para 3,11% no ano seguinte. Já em 2015 o percentual negativo alcançou 8,44% tendo caído para 8,42% em 2016 e para 1,75% no ano passado. O presidente da associação dos mutuários e Moradores de Minas Gerais, Silvio Saldanha, analisa esse cenário.
“Uma grande oferta no mercado e ao longo do tempo efetuando o ano de 2018 o IGPM, que é o Índice Geral de Preços de Mercado utilizado para reajustar os aluguéis vinha fechando muito alto em média 10 a 12% ao ano, ou seja, as locações deveriam sofrer essa correção de 10 a 12%, muito superior à inflação, muito superior ao aumento real de salário. Então muitas pessoas foram desistindo de locação e mudando para alguma outra situação, outro imóvel mais barato e o mercado foi sendo obrigado a trazer preços mais razoáveis para que você conseguisse girar esse móvel e o investidor não deixar parado. Claro que todo esse cenário facilita a negociação, facilita a barganha e quem tá procurando hoje locar um imóvel pode ter condições mais favoráveis do que o ano passado ou retrasado, por exemplo”, afirmou.
O panorama das vendas de imóveis similar ao dos aluguéis segundo IPEAD o preço dos apartamentos retomou ao patamar de 2009. São cinco anos de queda consecutiva nos valores.
De Belo Horizonte para Rede Católica de Rádio, repórter Vinicius Andrade.
Fonte: Rádio América
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.