Notícias

Pretos e pardos têm renda média menor que brancos com mesmo nível de escolaridade

Escrito por Rádio Aparecida

06 DEZ 2021 - 16H24

Hyejin Kang/Shutterstock

Pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que pretos e pardos com curso universitário têm renda média do trabalho inferior aos brancos com níveis de escolaridade iguais no Brasil.

O levantamento aponta que, em 2020, na faixa da população com ensino superior completo, pretos e pardos recebiam, em média, por hora, 30,8% menos. Com relação às pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, pretos e pardos recebiam em torno de 23,9% a menos, por hora, do que brancos. Em questões salariais, as mulheres também estão em desvantagem: recebem 22% menos do que os homens ganham.

O Pesquisador da Economia Aplicada do FGV IBRE, Fernando de Holanda Barbosa Filho, afirma que os estudos apontam que a desigualdade vem sendo reduzida, mas ainda está presente no mercado de trabalho.

A diferença ainda é registrada também com relação a comparação salarial entre homens e mulheres. Fernando explica que isso pode se tratar até de preconceito, apesar da ascenção feminina no mercado de trabalho.

Por fim, ele afirma que políticas públicas de combate à desigualdade atingem objetivos que não gostariam, pois se tornam os grupos mais caros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...