Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 15 ABR 2020 - 15H36

Primeiros contágios entre povos indígenas da América Latina são confirmados




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O avanço do novo coronavírus no país tem aumentado a preocupação com a dizimação dos povos indígenas, população mais vulnerável às doenças causadas por vírus e bactérias. Dra. Raquel Stucchi, Infectologista da Unicamp e Consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia explica sobre os riscos e dificuldades enfrentados nas aldeias.

A indígena Rosa Maria da etnia Guarasugwe, do estado de Rondônia, conta como as comunidades estão enfrentando este período de pandemia e quais tem sido os grandes desafios.

Nas aldeias, o temor é que a presença de garimpeiros e mineradores dissemine a Covid-19 nos territórios invadidos. Já nos centros urbanos, a impossibilidade de viver do artesanato, de onde vêm a principal fonte de renda dos indígenas, aumenta a ainda mais a vulnerabilidade dessa população, porque boa parte não faz parte do Cadastro Único Federal e ainda não está, portanto, contemplada pelos programas anunciados pelo Governo Federal.

A líder indígena explicou ainda as dificuldades que eles enfrentam para receber as ajudas prometidas pela FUNAI e também pelo Governo Federal.

Até o momento, as autoridades sanitárias de três países da América Latina confirmaram 12 contágios e cinco mortos entre os povos originários, sendo dois deles residentes em cidades e os outros três em áreas rurais indígenas.


UFMG desenvolve teste rápido para diagnosticar o coronavírus

Shutterstock/ SamaraHeisz5
Shutterstock/ SamaraHeisz5


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia a matéria:

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começaram a desenvolver um teste rápido para diagnosticar a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Pode ser o primeiro a ser criado no paísO valor do teste na rede particular de saúde varia, mas gira em torno de R$ 300.

O professor Rodolfo Giunchetti, que está à frente do projeto, disse que a intenção é desenvolver um teste de baixo custo. O professor disse ainda que a equipe está em busca dos recursos necessários para que os testes sejam concluídos.

Além de desenvolver um teste de baixo custo, a produção de testes nacionais pode agilizar o processo, sem ficar dependendo tanto de fatores externos.

Na tentativa de levantar o dinheiro, os pesquisadores estão arrecadando doações pela internet. O site é o covid-1928.webnode.com.


Confederação Nacional da Indústria revela desaceleração mesmo antes da pandemia




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O faturamento da indústria vem apresentando uma desaceleração desde fevereiro, como revela a pesquisa periódica “Indicadores Industriais” da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O aumento de 0,2% na comparação com o mês imediatamente anterior é considerado baixo pela entidade. De dezembro para janeiro, a alta foi de 2,3%.

Marcelo Azevedo, economista da CNI, detalha sobre os dados:

- Em relação aos empregos, o que revela a pesquisa?

- Apesar desses indicativos de desaceleração, existem dados positivos em outros aspectos da pesquisa?


Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...