Por Danielle Santos Em Notícias

RECEITAS CASEIRAS PARA O COMBATE A PRAGAS

RECEITAS CASEIRAS PARA O COMBATE A PRAGAS 

Ácaros, cochonilhas e pulgões

Macere 100 gramas de folhas secas de samambaia em 1 litro de água e deixe de molho por um dia. Ferva a mistura por alguns minutos antes de diluí-la para a pulverização. A proporção é de uma parte do preparado para 10 partes de água.

Besouro "Vaquinha"

Faça um preparado de pimenta e sabão. Bata no liquidificador meio quilo de pimenta em dois litros de água, coe e acrescente 50 gramas de sabão de coco derretidos em 2 litros de água. Cada litro dessa mistura deve ser diluído em 2 litros de água para a pulverização.

Caramujos e lesmas

Podem ser atraídos por sacos de estopa molhados com leite ou pedacinhos de batata envoltos em sal deixados à noite pelo terreno.

Você também pode criar espécies de "piscinas" de cerveja com latas rasas, ou cavando buracos no chão e cobrindo-os com plástico. Encha-as com cerveja e um pouco de sal. As lesmas e caramujos são atraídos pela mistura e acabam sendo exterminadas.

Formigas

Coloque cascas de pepinos na entrada dos formigueiros. Outra opção é preparar um macerado de agave: em 1 litro de água, macere 6 folhas de agave e despeje o preparado sobre o formigueiro.

Para evitar formigas, você pode colocar ao redor dos canteiros, por cima da terra, farinha de ossos, casca de ovo moído ou carvão.

Fungos

Deixe de molho por três dias, 50 gramas de flores em 1 litro de água. Misture algumas vezes para oxigená-la. Depois é só coar e pulverizar. Não é preciso diluir esse preparado.

Fungos no tomateiro

Macere 3 cebolas e 5 dentes de alho em 5 litros de água. Deixe descansar por dois dias depois coe e misture com outros 5 litros de água e estará pronto para pulverizar.

Insetos e nematoides

Um inseticida caseiro pode ser feito fervendo 20g de fumo de rolo em 1 litro de água. Depois é só coar e pulverizar. Outra opção é preparar um inseticida de cravo de defunto usando 50 gramas de flores, folhas, ramos de cravo de defunto, 1 litro de álcool e 50 ml de acetona. Deixe de molho por um dia com acetona, depois acrescente o álcool. Dilua cada parte dessa mistura em cinco partes de água e pulverize sobre as plantas atacadas.

Lagartas

Prepare um chá de angico na seguinte proporção: 100 gramas de folha de angico para 1 litro de água. Deixe o chá descansar por dez dias, revirando-o diariamente. Passados os dez dias, dilua uma parte do chá em 10 partes de água para pulverizá-lo sobre as plantas afetadas pelas lagartas.

Lagartas, pulgões e "vaquinhas"

Pique 1 quilo de cebola ou cebolinha verde e deixe descansar em 10 litros de água durante uma semana. Depois basta diluir o preparado em 3 litros de água e pulverizar sobre as plantas.

Pulgões

Faça uma calda de urtiga macerando 100 gramas de urtiga em 1 litro de água e deixe de molho por três dias. Depois coe a mistura e dilua em outros 9 litros de água e pulverize sobre as áreas afetadas, repetindo o processo 15 dias depois. A proporção de 100 gramas de urtiga para 10 litros de água depois de preparada, perde a eficácia em três dias.

Cuidado no manejo dos inseticidas caseiros

Mesmo os inseticidas caseiros devem ser aplicados com alguns cuidados: não pulverize contrao vento, proteja os olhos, após o término da aplicação troque de roupa e lave muito bem asmãos

FONTE: REVISTA GLOBO RURAL

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.