Por Rádio Aparecida/A12 Em Notícias

Semana do Meio Ambiente: O que é um bioma?

biomas brasileiros_foto: shutterstock

A Campanha da Fraternidade 2017 que começou na Quarta-feira de Cinzas, 01 de março, traz uma reflexão sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida.

Muitas pessoas se perguntam, “Mas quando a Campanha da Fraternidade termina?” tendo o seu ponto alto durante a quaresma a CF não termina depois da Páscoa, a sua temática perdura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.

O Missionário Redentorista, padre Márcio Fabri dos Anjos, doutor em Teologia Moral e professor de Teologia explica o que é um bioma e como o cuidado com todos os seres vivos é de responsabilidade de todos.

Bioma não é uma palavra tão conhecida, mas ela traz um assunto muito importante e fácil de entender, de modo geral quer dizer que nossa vida depende de muitas coisas para acontecer. Por exemplo, quando os cientistas querem saber se há vida em outros planetas a primeira coisa que procuram é sinal de água, se não houver água pode esquecer não há vida. Então, quer dizer que a água e tantos outros elementos como o oxigênio são indispensáveis para a nossa vida [...], então a primeira conclusão, ao falar de biomas, é que somos dependentes de outros seres para viver, não somos independentes e é importante entender isso. Então ficou fácil de entender, um bioma quer dizer um conjunto de seres que colaboram de modo favorável para a realização da vida. Há uma variedade desses conjuntos no Brasil e no mundo, nós fazemos parte deles”, explica Padre Fabrício.

Ouça:

A reflexão que a Campanha da Fraternidade propõe sobre os biomas e defesa da vida pretende despertar atitudes de cuidado e, além disso, de valorização daquilo que é essencial para a vida e deixar de lado o artificial e superficial.

“Nós estamos dentro dos biomas com um impressionante desenvolvimento científico, nós vivemos fascinados em meio a tantas coisas artificiais, entretanto há outro lado em tudo isso, vem também o stress, muitas vezes nem percebemos o quanto estamos perdendo com a vida corrida que nós levamos, com o stress que enfrentamos e perdemos o que há de bom na nossa vida. É só ver quando a gente sai e entra em contato com a natureza, praias, rios, campos, o mato, os animais, uma fazendinha, a gente volta outro, bem mais descansado, até quem não está acostumado a passear e toma coragem descobre um lado super interessante do mundo onde de repente até o celular e a televisão nem fazem muita falta”, pondera.

A natureza oferece o essencial para a vida, padre Márcio analisa a atualidade e aponta como reconhecer os ensinamentos da natureza.

“Existe aqui uma sabedoria incrível é que nós temos muitos parceiros e parceiras na natureza, a palavra bioma ensina que dependemos de muitas pessoas e também de muitas coisas para sobreviver e nós precisamos sair de nós para buscar apoio de vida nas outras pessoas e nas outras coisas, mas tudo tem que ser bem dosado para vivermos bem, isto está claro na alimentação, isso é tão normal que nem percebemos que na alimentação estamos sempre saindo de nós mesmos em busca de outro, mas comer de uma coisa só ou demais não dá certo, é preciso variar e dosar. Nesse sentido podemos verificar que o lado artificial da vida representa a nós mesmos, a nossa inteligência que manipula os seres e objetos que encontramos, a natureza mostra outra inteligência que vem antes de nós foi dela que nós nascemos é elementar reconhecer isso”, assinala.

Ouça:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida/A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.