Amêndoas aliviam a dor
Pesquisadores pediram que 20 mulheres e 20 homens mergulhassem as mãos em água muito quente enquanto eram expostos a diversos aromas. Quando sentiram o cheiro de extrato de amêndoas, as mulheres relataram menos dor. Os aromas não afetaram a dor dos homens.
Jasmim melhora o sono
Pesquisadores analisaram 20 pessoas enquanto dormiam com cheiro no quarto de jasmim, lavanda ou sem aroma algum. Os participantes se mexeram menos durante o sono e relataram níveis de ansiedade mais baixos depois de sentirem o aroma de jasmim.
Limão contra a tristeza
Pesquisadores colocaram óleo de limão na ventilação de uma sala com 12 pacientes depressivos. O aroma regulou os níveis hormonais, aumentou a imunidade e diminuiu as dosagens de antidepressivos de que os pacientes precisavam. Para levantar o ânimo, aplique óleo essencial de capim-limão na parte interna do pulso.
Pimenta-do-reino ajuda a parar de fumar
Em um estudo, fumantes cheiraram óleos essenciais de pimenta-do-reino. Eles relataram uma suave sensação de ardência na garganta, semelhante à que experimentavam ao fumar. Os pesquisadores sugerem que os fumantes cheirem uma gota do óleo, quando bater a vontade de fumar.
Canela melhora o equilíbrio
O neurologista Alan Hirsch aplicou um teste de estabilidade em 11 participantes, dez tiveram melhora ao sentir o aroma de um pão de canela. O tempero também pode estimular outras habilidades motoras, diminui a fadiga e a irritação com o trânsito, e aumenta a atenção dos motoristas. O tempero estimula o sistema nervoso central, melhorando o desempenho e a motivação.
Banana diminui a fome
Em um estudo, mais de três mil pessoas acima do peso foram expostas ao aroma de banana quando sentiam fome. Elas perderam em média 2,250 quilos por mês nos seis meses do estudo (sem fazer dieta!). Alguns odores desencadeiam a liberação de hormônios que dão a sensação de saciedade.
Rosas estimulam sonhos bons
Em um estudo, mulheres que dormiram num quarto com aroma de rosas relataram sonhos agradáveis, e as expostas a cheiro de ovo podre tiveram maior probabilidade de ter sonhos ruins. Os especialistas dizem que os odores podem afetar as respostas emocionais do cérebro e como aromas gostosos estão, em geral, associados a boas lembranças, eles podem estimular sonhos mais agradáveis.
Fonte: Revista Seleções
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.