Por Rafael Camargo Em Notícias

Sete coisas que você não sabe sobre alimentos orgânicos

 

“Orgânico” não significa 100% benéfico. Embora os orgânicos reduzam em 1/3 o nível de exposição a agrotóxicos, ainda podem ser contaminados por produtos químicos agrícolas no solo ou na armazenagem.

 

No Brasil há uma lei que exige que carne, aves, ovos e laticínios venham de animais que não receberam anabolizantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui um programa que prevê o controle de resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal. A carne rotulada como orgânica pode querer dizer apenas que os animais se alimentaram num pasto isento de agrotóxicos.

 

Para saber se o produto é mesmo orgânico, procure nele o selo “Produto Orgânico Brasil”. Este selo é obrigatório para a comercialização. A única exceção é para produtos com venda direta, mas nesse caso, os produtores de venda direta devem estar cadastrados no Ministério da Agricultura e ter à disposição a declaração emitida por esse órgão.

 

A Anvisa não regulamenta produtos que afirmam ser naturais ou 100% naturais. Mas os alimentos rotulados como orgânicos têm de seguir padrões estritos, como não usar agrotóxico, fertilizante sintético, nem organismos geneticamente modificados.

 

O rótulo de fruto do mar orgânico não significa nada. Não há exigência de padrões específicos para frutos do mar “orgânicos”. A sua toxicidade não foi testada e, provavelmente, são mais caros.

 

Junk food orgânica continua sendo junk food. Biscoitos, balas e salgadinhos têm excesso de gordura, açúcar e calorias. Os orgânicos meramente evitam os ingredientes artificiais.

 

Lavar produtos agrícolas convencionais não remove os agrotóxicos, nem os transforma em orgânicos. A lavagem pode remover agrotóxicos da superfície, mas não os que estão na polpa.

 

Fonte: Revista Seleções

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Camargo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.