Notícias

TCU aponta que Defesa usou verba da Covid para comprar filé mignon e picanha

Escrito por Rádio Aparecida

28 DEZ 2021 - 15H55 (Atualizada em 28 DEZ 2021 - 16H22)

Constatação feita por uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União), aponta que o Ministério da Defesa gastou recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19 para a compra de filé mignon e picanha. Os dados foram expostos pelo jornal Folha de São Paulo, que teve acesso ao levantamento feito pela Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas.

A auditoria foi aberta para investigar supostas irregularidades na aquisição de gêneros alimentícios desde 2017. Chamaram a atenção dos técnicos os gastos das Forças Armadas durante a pandemia em 2020Jair Pinheiro, doutor em Ciências Sociais e professor da Unesp avaliou o levantamento. Segundo ele, são gastos que preocupam inclusive a democracia brasileira.

A auditoria constatou que, dentre os órgãos superiores dos três Poderes, a Defesa foi o que mais gastou recursos para compra de itens considerados não essenciais. Destacam-se bacalhau, salmão, camarão e bebidas alcoólicas. E parte do dinheiro usado para a compra dos itens não essenciais, foi obtida da ação que visava o enfrentamento ao Coronavírus. Jair Pinheiro disse ainda que, gastos públicos, se bem empregado, são investimentos em bens e serviços para população.

A assessoria de imprensa da Defesa afirmou, em nota, que as atividades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram mantidas na pandemia. Isso inclui, disse o órgão, a alimentação fornecida às tropas.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...