Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:
A Transparência Internacional Brasil liberou um ranking com as informações de estados e capitais sobre a divulgação de dados durante o período de pandemia. A avaliação acompanha as informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social.
A escala vai de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima:
Nota 100: Alagoas, Ceará, Espirito Santo e Rondônia
Bons: Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Rio de Janeiro
Regular: Piauí
Ruim: Acre
Guilherme France, coordenador de pesquisa da Transparência Internacional Brasil acredita que a qualidade na transparência tem melhorado, mas ainda com muito a progredir nesse sentido.
Apesar disso, o Governo Federal não conseguiu pontuação tão alta, ficando inclusive abaixo de 20 Estados. De acordo com Guilherme, apesar da cobrança da sociedade, e da melhoria promovida pela União na divulgação de dados, a comparação com o Governo Federal e os demais estados e capitais, mostra que não é necessariamente quantidade de recursos, e sim vontade política, de tornar as informações da administração públicas e acessíveis para todos encontrarem e fiscalizarem da maneira correta.
De acordo com Guilherme, ainda é necessário ampliar a transparência de gastos para aquecimento da economia, bem como proteger a comunidade mais carente, são os pontos que mais precisam de melhoria na divulgação e transparência.
:: Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.