A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a Cerimônia de Abertura da 57ª Assembleia Geral no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida.
Leia MaisSanta missa celebra abertura da 57ª Assembleia dos Bispos em AparecidaOs mais de 400 bispos de todo o país foram recebidos pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sérgio da Rocha, o vice-presidente e Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador (BA), o Secretário Geral e bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Steiner, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, além do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e o Reitor do Santuário Nacional, o missionário redentorista Padre Eduardo Catalfo.
Primeiramente, Dom Orlando Brandes e Padre Eduardo Catalfo deram as boas-vindas e o acolhimento necessário a todos os bispos e demais participantes presentes nesta que já é a 9ª oportunidade de reunião dos bispos na Casa da Mãe Aparecida, uma vez que a assembleia já se realiza desde o ano de 2011 no Centro de Eventos.
Dom Giovanni reafirmou o compromisso de toda a Igreja, que tem a disponibilidade de seguir a vontade de Cristo, ou seja, seguir o ponto central de todas as discussões para este momento.
Dom Sergio da Rocha, além de saudar e agradecer os presentes, cumprimentou a imprensa e ressaltou o valioso serviço prestado na divulgação da assembleia nos últimos anos. Ele também lembrou que, embora esteja-se realizando o ato solene, o início da assembleia ocorreu com a celebração da Eucaristia, pois é a fonte e o sustento da vida e da missão nos trabalhos desses dias. “É sempre a graça de Deus. Nossa esperança está, sem dúvida, em Deus”, pontuou.
O Cardeal também fez um pedido de oração de toda a Igreja no Brasil, por ocasião privilegiada desse momento, que é oportunidade de oração, estudo e reflexão e comunhão com o Papa para melhor servir as dioceses.
.:: CNBB divulga mensagem por ocasião do Dia do Trabalhador
O Arcebispo de Brasília fez questão de resumir a assembleia em três palavras: Participação, comunhão e missão. “É sempre um tempo especial de participação e comunhão, em vista da missão. O tema central é fruto de muito trabalho e reflexão, contando com o valioso auxílio e participação dos bispos”.
Nesta Assembleia Geral, vale lembrar que serão eleitos os membros da nova presidência, além da nova formação das 12 comissões episcopais pastorais, assim como o delegado junto ao Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).
.:: Acompanhe transmissões e todos os detalhes da assembleia
.:: O que é a Assembleia Geral da CNBB
.:: O Que são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE)
Dom Sérgio ressaltou que a tônica da assembleia acontece e enaltece o ano em que será realizado o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, em Roma. “Manifestamos nosso apoio a essa iniciativa do Papa Francisco, que tem mobilizado a Igreja na Amazônia. Que possa trazer muitos frutos, para todo o Brasil e outros países amazônicos, comunhão eclesial e fidelidade a missão evangelizadora”.
Ao final da cerimônia de abertura, o presidente da CNBB suplicou a Nossa Senhora Aparecida à sua intercessão materna e também a de São José Operário, em especial também para todo o povo brasileiro neste 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.