Por Tatiana Bettoni Em Assembleia Geral CNBB

Dom Damasceno pede que fiéis rezem pela 51ª Assembleia da CNBB

O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) presidiu a Santa Missa das 9h no Altar Central do Santuário Nacional, neste 2º domingo da Páscoa. Dom Damasceno pediu que os fiéis rezem pela Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. “Convido a todos a rezar pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) que começa no dia 10 de abril próximo e se conclui no dia 19. A assembleia se realiza em Aparecida, no Santuário Nacional”, finalizou. 

Em sua homilia, Dom Damasceno afirmou que o tempo pascal é o tempo mais importante do ano litúrgico. “É interessante observar que durante o tempo pascal a primeira leitura será sempre de textos tirados do livro dos Atos dos Apóstolos. O livro dos Atos dos Apóstolos nos convida a contemplar a expansão da Igreja que cresce como fruto da ressurreição de Cristo e da ação do Espírito Santo”, afirmou.

Sobre o evangelho do dia, Dom Damasceno ressaltou que São João relata duas aparições de Jesus ressuscitado aos discípulos. A primeira, no dia da ressurreição do Senhor e a outra oito dias mais tarde. Na primeira aparição, Tomé estava ausente e não acreditou no testemunho dos outros apóstolos e exige provas para acreditar na ressurreição de Jesus. “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

O Cardeal afirmou que a atitude de Tomé é parecida com a atitude do homem moderno que só acredita naquilo que pode observar, experimentar. Todos nós queremos dar razão de nossos conhecimentos. “É um desejo natural. É claro também que a ciência não explica tudo e à determinadas questões somente a fé pode dar respostas satisfatórias”.Dom Damasceno falou aos fiéis presentes na Casa da Mãe Aparecida que a nossa fé e a nossa felicidade estão fundadas na fé e na experiência dos apóstolos.

Ano da Fé – O Cardeal afirmou que o Ano da Fé nos convida a aprofundar nossa adesão à pessoa de Cristo. A fé não se baseia em comprovações científicas, embora se baseie em sólidos argumentos. “É um dom de Deus que não elimina certos requisitos de nossa parte, como a abertura à verdade e afastamento de muitos preconceitos que nos impedem de aceitar a revelação de Deus que se manifesta a nós de muitas maneiras”.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...