Assembleia Geral CNBB

O Pão da Palavra, alimento espiritual nesta assembleia da CNBB

Escrito por Redação A12

16 ABR 2021 - 08H56 (Atualizada em 16 ABR 2021 - 17H04)

Thiago Leon 57ªAGCNGG_Missa_Encerramento (Thiago Leon)

A espiritualidade é componente essencial de uma Assembleia Geral dos Bispos. Nas 57 assembleias anteriores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre presenciais, a oração sempre marcou o ritmo de cada dia de trabalho.

O primeiro encontro de cada dia era ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, com a celebração da Santa Missa; depois, as plenárias eram abertas e encerradas com um momento de oração; além disso, havia um dia e meio de retiro, no qual os bispos se dedicavam, exclusivamente, à oração.

Leia Mais58ª AG CNBB - Ações da Igreja na América Latina são apresentadas aos bispos Trabalhadores do campo carregam valores já esquecidosNesta 58ª Assembleia Geral, o âmbito da espiritualidade precisou ser remodelado para o formato on-line, no qual os bispos estão distantes fisicamente, conectados pela plataforma digital Zoom.

O bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron, disse ao Portal da CNBB sobre a espiritualidade destes dias de Assembleia.

Segundo ele, liturgia é encontro. Por isso, nada supera o que era possível na modalidade presencial. “Minha primeira consideração é a de que liturgia é reunir-se, então, nada supera aquele momento matinal em que íamos chegando ao Santuário de Aparecida, nos reunindo para celebrar, juntos, a Eucaristia, dando assim início aos nossos trabalhos. Depois, os momentos de oração conjuntos, realizados dentro da assembleia. Também o dia de retiro e uma celebração penitencial. São todos momentos marcantes de uma assembleia presencial. Digo isto para reforçar a importância da liturgia como fonte de nossa vida espiritual”. 

Ele também afirmou que há uma outra maneira de sermos alimentados na vida espiritual, que é o Pão da Palavra. Assim sendo, em todos os momentos de espiritualidade, preparados com antecedência pela assessoria da CNBB, a Palavra de Deus está presente, quer seja em algum Salmo, quer seja num pequeno trecho das Escrituras: "Se nos falta a liturgia no seu todo para alimentar nossa vida espiritual, não nos falta o Pão da Vida, tomado da mesa da Palavra, para nos alimentar nestes dias da assembleia”, explica o bispo.

Fonte: *Com informações da CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.