Por Redação A12 Em Assembleia Geral CNBB Atualizada em 19 MAR 2020 - 17H08

Tema da próxima Assembleia Geral da CNBB é definido

Thiago Leon
Thiago Leon
Cerimônia de Abertura da 57ª AG da CNBB


A
58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceria em Aparecida (SP) entre os dias 22 de Abril e 1º de maio de 2020 foi adiada para o mês de agosto, muito provavelmente entre os dias 12 e 20. O motivo é a prevenção do Coronavírus. A temática está relacionada ao primeiro pilar proposto nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): a Palavra de Deus.

O episcopado brasileiro vai refletir de que forma, fazer com que a Palavra chegue às pessoas “com uma força capaz de interpelar a sociedade e ajudar a lidar com o planeta, a casa comum”, segundo explica o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.

Leia MaisBispo fala sobre os desafios de transformar diretrizes em projetos pastorais O que são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja?O que é a Assembleia Geral da CNBB?Dez curiosidades sobre a Campanha da FraternidadeA reflexão irá considerar três dimensões da Palavra de Deus:

- Pessoal;
- Social;
- Ecológica.

No texto das DGAE, Documento 109 da CNBB, chamam atenção nos parágrafos sobre o Pilar da Palavra algumas considerações do episcopado: “A Palavra renova a vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes evangelizadoras e pastorais”

Ainda, “para formar discípulos missionários, é urgente aproximar mais as pessoas e as comunidades da leitura orante da Palavra de Deus”. E também: O importante é o encontro com a Palavra que muda a vida e dá sentido ao ser e agir de quem é cristão, corrigindo posturas e aderindo ao modo de ser, de pensar e de agir de Jesus Cristo”.

Agenda diversa

Entre os temas diversos, a 58ª AG vai apreciar as análises de conjuntura eclesial e político-social. Tratará do Estatuto canônico, do Congresso Eucarístico Nacional, temas do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), da Comissão Especial para a Tutela de Menores, do Acordo Brasil-Santa Sé e do projeto Comunhão e Partilha. Os bispos ainda votarão a criação do regional Leste 3 da CNBB.

A Assembleia terá celebrações especiais, lançamento de livros, preparação de mensagens e partilha de experiências de comunidades eclesiais missionárias.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.