Até dezembro de 2014, estima-se que deverão ser injetados na economia brasileira cerca de R$ 158 bilhões em decorrência do pagamento do 13º salário. Cerca de 84,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional, em média, de R$ 1.774,00. Estas estimativas são do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Este montante representa aproximadamente 3,0% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos, aos beneficiários da Previdência Social, e aos aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios.
Para os trabalhadores, aposentados e pensionistas que terão direito a esse benefício de fim de ano, o educador financeiro do instituto DSOP, Reinaldo Domingo, orienta que a dica é começar fazendo uma “faxina financeira”.
“Essa época é ideal para promover uma 'faxina financeira' no orçamento, diagnosticar a atual situação das contas e decidir o que fazer com o décimo terceiro salário, que pode ser uma mão na roda para os consumidores”.
A recomendação é relacionar todas as despesas fixas e variáveis para descobrir o comprometimento dos seus ganhos com as dívidas e investigar para onde está indo a sua renda. Dessa forma, é possível saber quais são os gastos supérfluos que podem ser eliminados. “Portanto, antes de ir compulsivamente às compras de fim de ano, faça um diagnóstico da sua situação financeira”, explica o educador.
Poupar
Aqueles que não estão endividados e numa situação mais confortável, de equilíbrio financeiro, mas ainda não têm o hábito de poupar podem aproveitar o décimo terceiro para iniciar uma reserva e manter essa prática.
Investir
Para quem já tem perfil investidor, o décimo terceiro é oportunidade para incrementar o investimento. Destine 50% para alguma aplicação que a pessoa já possua e outros 50% pode servir para planejar um salto em direção à sua independência financeira, investindo, por exemplo, em previdência privada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.