A Escola de Fé e Doutrina Social da Igreja, em Aparecida (SP), está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para a turma de 2025. Com um novo formato, a iniciativa busca ampliar sua abrangência e fortalecer a formação cristã na sociedade.
“Queremos iluminar, fortalecer e fundamentar as ações das pastorais sociais e daqueles que atuam na vida pública”, destaca Pe. Nelson Ferreira Lopes, assessor das pastorais sociais da Arquidiocese de Aparecida.
A escola, que surgiu dentro da Província Eclesiástica de Aparecida, conta com o apoio do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e de um conselho organizador. A escola tem como foco lideranças engajadas nas pastorais sociais, como a Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Pastoral da Saúde, entre outras. Além disso, também se dirige a políticos, secretários municipais, padres e outros agentes de pastoral que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a DSI.
“Nosso público-alvo são agentes de pastorais, profissionais da comunicação, advogados, professores e todos que exercem papel de liderança na sociedade. A formação é um convite da Igreja para que todos participem e assumam sua missão cristã no mundo.”
A formação ocorre na última terça-feira de cada mês, de fevereiro a novembro, com o tema central “Somos Peregrinos de Esperança”, inspirados pelo Jubileu de 2025, e contará com professores qualificados para aprofundar temas da Doutrina Social da Igreja.
“Não queremos apenas um grupo fechado, mas envolver o maior número possível de pessoas na reflexão sobre a fé e a justiça social”, reforça Pe. Nelson.
A Irmã Marilda Ferreira, das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda e conselheira das pastorais sociais, destaca a importância da participação ativa dos cristãos na vida política e comunitária:
“A fé é uma experiência pessoal, mas sua ação é coletiva. Precisamos trabalhar juntos pelo bem comum. Participar da Escola de Fé e Doutrina Social nos ajuda a tomar consciência dos nossos deveres como cidadãos e cristãos.”
A irmã também enfatiza que a Igreja, por meio da Doutrina Social, ajuda os fiéis a darem respostas concretas aos desafios do mundo atual.
“Quantas dificuldades enfrentamos no dia a dia! Mas para responder a esses desafios, precisamos conhecer, estudar e nos preparar. Não podemos deixar apenas nas mãos dos outros. Cada um de nós tem uma responsabilidade.”
Serviço:
Escola de Fé e Doutrina Social da Igreja
Início das aulas: dia 25 de fevereiro, na Pousada Bom Jesus, em Aparecida, às 19h30.
arrow_forward As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, por meio do QR Code abaixo ou contato direto com a Cúria Arquidiocesana.
A Doutrina Social da Igreja (DSI) tem sua origem na Rerum Novarum, encíclica do Papa Leão XIII publicada em 1891, que marcou a atuação da Igreja nas questões sociais. Desde então, diversos documentos papais e episcopais foram publicados para iluminar questões econômicas, políticas e sociais sob a luz do Evangelho.
Hoje, essa tradição encontra-se consolidada no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, que será a base das formações promovidas pela escola.
:: Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
Você conhece o Santuário onde a padroeira é uma Santa Cabeça?
No Youtube do portal A12, visitaremos templos católicos onde podemos peregrinar e buscar a esperança em Cristo
Fraternidade e Ecologia Integral: sua missão é cuidar da água
Neste dia Mundial da Água reflita sobre o seu papel de cuidar desse bem dado por Deus desde a criação.
A vivência da quaresma no período medieval
Desde os primórdios da Igreja a quaresma foi considerada um período de grande austeridade e de preparação para a páscoa. Confira no artigo como era a vivência da quaresma no período medieval.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.