Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia). A ideia foi para chamar atenção para os problemas ambientais nos últimos 40 anos. Nessa semana, no mundo inteiro se organizam debates, plantios de árvores e protestos.
"...nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global..."
A dicussão do tema desse ano tem fundamento nos dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que revela que o nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono - principal gás causador do efeito estufa - responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.
Esse ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolheu Barbados para sediar as celebrações globais do Dia Mundial do Meio ambiente. O reconhecimento veio graças a medidas de combate ao aquecimento global.
Com 270 mil habitantes, Barbados é uma ilha caribenha de 430 km² altamente suscetível aos efeitos da mudança do clima. Como medida de mitigação, o país incluiu a Economia Verde entre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional. A nação se comprometeu a aumentar para 29% a participação de energias renováveis na matriz energética até 2029. De acordo com o governo, a medida cortaria mais de US$ 280 milhões do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4,5 milhões de toneladas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.