Nesta sexta-feira (16) comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, a data se trata do dia em que foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e tem como objetivo conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.
Foto de: Divulgação
Gysele Vilela
trabalha em atendimento clínico
para o público materno infantil
O A12.com conversou com a Nutricionista Gysele Vilela que trabalha em atendimento clínico para o público materno infantil e deu algumas orientações sobre os cuidados com a alimentação desde o início da vida.
A primeira orientação é para os casais que planejam ter filhos, e que antes mesmo da concepção os pais já podem mudar hábitos tendo em vista a genética que será transmitida ao bebê.
“Na alimentação não tem muito segredo, nessa fase é importante melhorar o hábito de frutas, de hortaliças, de fibras, água, alimentos mais naturais possíveis”, apontou.
Confira as primeiras dicas para quem planeja engravidar:
“O primeiro intuito é que a mãe se esforce para se alimentar muito bem durante a gestação, porque esse hábito vai ficar muito tempo, além de transmitir isso para o bebê”, destacou.
Confira as dicas para as gestantes:
Há ainda outros alimentos que as gestantes devem excluir da alimentação que são os embutidos (salsicha, linguiça, presunto, peito de peru, etc) e os adoçantes (permitido somente em caso de diabetes gestacional).
Orientando os hábitos alimentares desde o início da vida Gysele destaca também a importância do aleitamento materno.
“O leite materno sempre vai ser o padrão ouro para a alimentação desse bebê”, assinala.
Confira o que a mãe e o bebê ganham quando acontece o aleitamento materno:
Na introdução alimentar do bebê a nutricionista apontou algumas orientações e métodos para alcançar o sucesso na qualidade da alimentação da criança.
“A importância de se oferecer todos os alimentos separados e não oferecer triturados é que a criança precisa do estímulo de mastigação, estímulo de sabores diferentes é a fase dela registrar todos os sabores”, explicou.
Confira as dicas para alimentação das crianças:
Comemorando o Dia da Alimentação a nutricionista Gysele comparou as políticas públicas com a realidade apresentada em pesquisas sobre os hábitos alimentares no Brasil.
“A gente vê tanta preocupação com a obesidade infantil, é programa de televisão, mãe levando a criança na nutricionista, escola contratando nutricionista para melhorar o lanche tanta mobilização, mas quando vamos ver as pesquisas de âmbito nacional não é isso, vamos ver que o excesso de peso na criança e no adolescente está apresentando um crescimento mais rápido que a população adulta”, citou.
Confira a reflexão da nutricionista sobre a preocupação com a alimentação e a saúde:
"Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural" é o tema proposto pela FAO em 2015 para comemorar o Dia da Alimentação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.