Por Valquíria Vieira Em Brasil

Dia da Alimentação: Nutricionista dá orientações sobre alimentação desde o início da vida

Nesta sexta-feira (16) comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, a data se trata do dia em que foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e tem como objetivo conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.

Foto de: Divulgação

gysele_vilela_nutricionista1

Gysele Vilela
trabalha em atendimento clínico
para o público materno infantil

O A12.com conversou com a Nutricionista Gysele Vilela que trabalha em atendimento clínico para o público materno infantil e deu algumas orientações sobre os cuidados com a alimentação desde o início da vida.

A primeira orientação é para os casais que planejam ter filhos, e que antes mesmo da concepção os pais já podem mudar hábitos tendo em vista a genética que será transmitida ao bebê.

“Na alimentação não tem muito segredo, nessa fase é importante melhorar o hábito de frutas, de hortaliças, de fibras, água, alimentos mais naturais possíveis”, apontou.

Confira as primeiras dicas para quem planeja engravidar:

 
 
gestantes_casal_habitos
 

Para as gestantes a Nutricionista Gysele falou também das suplementações alimentares e o incetivo para a boa alimentação

“O primeiro intuito é que a mãe se esforce para se alimentar muito bem durante a gestação, porque esse hábito vai ficar muito tempo, além de transmitir isso para o bebê”, destacou.

Confira as dicas para as gestantes:

alimentação gestação.jpg

Há ainda outros alimentos que as gestantes devem excluir da alimentação que são os embutidos (salsicha, linguiça, presunto, peito de peru, etc) e os adoçantes (permitido somente em caso de diabetes gestacional).

Orientando os hábitos alimentares desde o início da vida Gysele destaca também a importância do aleitamento materno.

“O leite materno sempre vai ser o padrão ouro para a alimentação desse bebê”, assinala.

Confira o que a mãe e o bebê ganham quando acontece o aleitamento materno:


amamentacao
 

Na introdução alimentar do bebê a nutricionista apontou algumas orientações e métodos para alcançar o sucesso na qualidade da alimentação da criança.

“A importância de se oferecer todos os alimentos separados e não oferecer triturados é que a criança precisa do estímulo de mastigação, estímulo de sabores diferentes é a fase dela registrar todos os sabores”, explicou.

Confira as dicas para alimentação das crianças:


alimentacao_pedacos_crianca
 

Comemorando o Dia da Alimentação a nutricionista Gysele comparou as políticas públicas com a realidade apresentada em pesquisas sobre os hábitos alimentares no Brasil.

“A gente vê tanta preocupação com a obesidade infantil, é programa de televisão, mãe levando a criança na nutricionista, escola contratando nutricionista para melhorar o lanche tanta mobilização, mas quando vamos ver as pesquisas de âmbito nacional não é isso, vamos ver que o excesso de peso na criança e no adolescente está apresentando um crescimento mais rápido que a população adulta”, citou.

Confira a reflexão da nutricionista sobre a preocupação com a alimentação e a saúde:

"Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural" é o tema proposto pela FAO em 2015 para comemorar o Dia da Alimentação.

 
 
 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.