No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue que este ano tem abordou o tema “Obrigado por salvar minha vida”.
O objetivo da campanha é aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores pela atitude de solidariedade, reconhecendo a sua importância em salvar vidas e melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes, além de buscar o aumento do número de doadores e conscientizar a população sobre a importância do ato.
As ações do Dia Mundial do Doador de Sangue são promovidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas doam sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue.
Quem pode ser doador de sangue?
Pode proceder à doação de sangue se:
tiver entre 18 e 65 anos de idade pesar mais de 50 quilos gozar de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis
Onde doar sangue?
Pode dar sangue nos:
centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra; locais onde se realizam colheita de sangue móveis, no seu local de trabalho, centro comercial ou na sua área de residência; serviços de imunohemoterapia hospitalares.
O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?
Deve-se beber líquidos em abundância. Não se pode conduzir por 30 minutos. Não se pode fumar por duas horas. Não se pode beber álcool por 12 horas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.