Por Redação A12 Em Brasil Atualizada em 08 OUT 2018 - 16H09

Universidade Federal de Ouro Preto oferece curso sobre mistérios da imagem e do homem


Reprodução
Reprodução


A todo o momento somos, ininterruptamente, bombardeados por imagens dos mais variados estilos, épocas, tipos, formas e tamanhos. Essa contínua exposição nos torna consumidores imagéticos vorazes sem que, muitas vezes, sequer nos apercebamos disso.

Mas, será que sempre foi assim? Que mistérios as imagens e o homem, seu criador, escondem, ao longo da história, para que possamos compreender melhor sua forma de manifestação?

Com o intuito de explorar esses segredos, o Prof. Dr. Jack Brandão nos leva para uma verdadeira viagem histórica pelo universo imagético por meio do curso Iconografia, Iconologia, Iconofotologia: os mistérios que se escondem na imagem e no homem, a ser realizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, na cidade de Mariana (MG), como parte da XV Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O minicurso, ministrado de 29 de outubro a 1º de novembro de 2018, será composto por quatro aulas com duração de quatro horas cada uma. Trata-se de uma excelente oportunidade, especialmente para os estudiosos da questão imagética, para se aprofundar no assunto, já que pretende ir muito além de uma apresentação e conceitualização de iconografia, de iconologia e de iconofotologia.

Os alunos serão levados para o mundo escondido do referencial imagético que se perdeu desde o século XVIII, quando o Iluminismo, conhecido como Século das Luzes, enterrou toda uma extensão de conhecimento da imagem que havia sido construída há séculos e fazia parte de uma grande mescla cultural construída desde tempos imemoriais.

Assim, empregando o conceito de Belting de Nachleben (pós-vida) das imagens, o curso oferecerá um suporte teórico-imagético àqueles que têm na imagem sua ferramenta de pesquisa, de trabalho, ou mesmo para aqueles aficionados em temas do gênero. O público-alvo, portanto, são todos aqueles que tratam direta ou indiretamente do tema, como estudantes de arte (sacra e profana), arquitetura, literatura, historiadores de arte, religiosos e afins, pessoal de marketing, psicólogos, psicanalistas...

Prof. Dr. Jack Brandão

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; poeta e romancista. Docente do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP), coordenador do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS, além de editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.

Serviço:

Curso Iconografia, Iconologia, Iconofotologia: os mistérios que se escondem na imagem e no homem

Local: Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): Rua do Seminário, s/n, Centro, Mariana (MG)

Data: de 29 de outubro a 1º de novembro de 2018, das 8h às 12h

Mais informações no link: https://semanadeletrasufop.weebly.com/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.