Por Redação A12 Em Brasil

Novo guia alimentar traz dicas para alimentação saudável e balanceada

Linkedin

Foto de: Divulgação

Guia Alimentar

O Ministério da Saúde lançou recentemente a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. A atualização da publicação relata quais os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Confira a versão digital do Guia Alimentar

A intenção do Guia Alimentar é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer.

Atuação da Pastoral da Criança

Se há 30 anos uma das ações da Pastoral da Criança era reduzir a desnutrição infantil, em 2014, a realidade é oposta. Com um acesso facilitado a alimentos industrializados, o que tem atingido muitas crianças é a obesidade: os números indicam que uma a cada três crianças brasileiras com idades entre 5 e 9 anos pode ser considerada obesa.

Clóvis Boufleur, Gestor das Relações Institucionais da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, esteve presente no lançamento do novo Guia Alimentar e manifestou satisfação ao saber que o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com orientações "claras, simples e adequadas" sobre alimentação saudável.

"O conteúdo do Guia Alimentar está em sintonia com as ações da Pastoral da Criança, em especial com as ações de acompanhamento nutricional e hortas caseiras", indicou.

A Pastoral da Criança já combate a obesidade infantil através do projeto de vigilância nutricional - IMC/Idade (em expansão para as comunidades).

Com a nova proposta, o diagnóstico nutricional das crianças nas comunidades acompanhadas será obtido através do IMC/idade (Índice de Massa Corporal) indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e recomendado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, entidade parceira da Pastoral da Criança.

Com o diagnóstico nutricional, pais e responsáveis serão orientados pelos líderes voluntários da Pastoral da Criança sobre alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física ou encaminhamento à unidade de saúde.

Projeto de vigilância nutricional – IMC/Idade

O projeto piloto de prevenção da obesidade infantil iniciado em 2010 em Maringá e Cascavel (PR) foi finalizado em outubro de 2012, com o apoio da Universidade Positivo. O objetivo do projeto foi avaliar uma nova proposta quanto ao método usado para o diagnóstico nutricional das crianças acompanhadas.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail