Por Redação A12 Em Brasil

OAB e Arquidiocese de Palmas preparam Campanha contra prática de Caixa 2

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vão instalar comitês em todos os municípios brasileiros para fiscalizar, conscientizar e receber denúncias de cidadãos sobre irregularidades no financiamento de campanhas para prefeito e vereador nas eleições deste ano.

No Tocantins, o presidente da seccional Tocantins da entidade classista, Walter Ohofugi, e o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, se reuniram para tratar das ações do projeto nestas eleições municipais.

Para Walter Ohofugi após a OAB Nacional, em conjunto com outras instituições, ter encampado a luta que culminou com o fim das doações eleitorais por parte das empresas, o combate ao Caixa 2 [dinheiro desviado, não contabilizado ou declarado aos órgãos de fiscalização responsáveis] é a segunda parte do processo, pois evita que o dinheiro ilegal irrigue as campanhas eleitorais.

“O dinheiro ilegal ou ilícito é a raiz de muitas mazelas na administração pública. A gestão pública já começa errada quando há financiamento ilegal. E quem paga essa conta somo nós”, destacou Ohofugi, ao explicar importância da campanha.

O Arcebispo Dom Pedro Guimarães destacou a importância da ação conjunta e defendeu que as campanhas eleitorais não podem ser vencidas pelo dinheiro. “Com certeza temos que fazer alguma coisa, a sociedade precisa agir. Hoje, só entra [só se elege] quem tem dinheiro”, salientou o religioso.

A ideia da campanha é envolver outras entidades civis e representativas na campanha para, com isso, dar mais força à iniciativa.

A cerimônia de lançamento da campanha contra o Caixa 2 acontecerá nesta sexta-feira (26), na sede da OAB, com a presença do juiz Marlon Reis, magistrado que foi um dos responsáveis pelo trabalho que culminou com a aprovação da Lei Ficha Limpa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.