Por Polyana Gonzaga Em Brasil

Operação Padroeira reforça policiamento em Aparecida (SP)

O segundo semestre do ano é tradicionalmente o período mais movimentado em Aparecida (SP). Dia 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil, e dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, são as datas de maior movimento no ano. Em 2015, o dia da Padroeira reuniu mais de 150 mil peregrinos no Santuário Nacional. :: Saiba mais aqui.

 

 

 Basilica de Aparecida 12 de outubro

Nesse período de grande fluxo de visitantes, a Polícia Militar coloca em prática a ‘Operação Padroeira’. A ação, que teve início no dia 11 de setembro, prevê reforço no efetivo aos finais de semana em Aparecida (SP). Ao todo mais de 2,3 mil policiais militares de batalhões da região e até de São Paulo (SP) farão o policiamento territorial.

Segundo o Major José Ronaldo Andrade, coordenador Operacional do 23º Batalhão da Polícia Militar do Interior, nos dias de maior movimento a PM vai contar com um helicóptero permitindo monitorar a movimentação dos romeiros e trocar informações com as bases policiais no solo.

“Com base na experiência dos anos anteriores, fizemos algumas mudanças estratégicas, principalmente nos horários das equipes de força tática para melhorar o policiamento”, afirmou o Major Andrade ao A12.

:: Tema da Festa da Padroeira do Brasil 2016 traz reflexão sobre a misericórdia de Maria

:: Confira a preparação para a novena da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional

Além do Santuário Nacional, o efetivo se espalha por outros pontos estratégicos da cidade de Aparecida como a feira livre, o Porto Itaguassu e o Morro do Cruzeiro. Parte do efetivo também atuará no Santuário de Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá, e na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

A operação conta ainda com parcerias do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, guardas municipais de Aparecida, O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além da segurança do Santuário Nacional.

Orientações aos peregrinos

A PM orienta a população a colocar identificação com telefones de contato nas crianças e idosos e combinar um ponto de encontro em caso de dispersão do grupo.

“Para uma visita tranquila, em dias de grande movimento, o visitante deve ainda ficar atento aos seus pertences, fazer compras de forma fracionada e separar o dinheiro procurando não sacar grandes valores”, concluiu o Major.

Organização da Festa da Padroeira

Comissões organizadoras da Festa da Padroeira se reuniram na última quarta-feira (14) no Santuário Nacional para acertar detalhes e estratégias de trabalho para este ano.

Foto de: Thiago Leon

Procissão Solene - Festa da Padroeira 2015 - Foto: Thiago Leon

Procissão Solene pelas ruas de Aparecida (SP) em 2015.

Para organizar o evento foram formadas 49 equipes de serviço, entre padres, religiosos, funcionários e voluntários.

A última reunião acertou detalhes dos roteiros das procissões e eventos que acontecerão durante a Festa da Padroeira. O Santuário Nacional pediu esforços para os dias da Novena, 12 de outubro e para o show ‘Primavera Musical no Vale’ com Andrea Bocelli no dia 15 de outubro.

“Pensamos na segurança e bem estar dos peregrinos. Unimos esforços e todos se demonstraram dispostos a ajudar e preservar a segurança dos romeiros que visitam a cidade de Aparecida”, afirmou padre Rodrigo Arnoso.

A Novena em preparação a Festa da Padroeira será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação. Acompanhe também pelo Portal A12.com sempre em dois horários: às 15h e às 19h. Vejas todas as informações em A12.com/padroeira                                

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.