Por Redação A12 Em Brasil

Padronização das embalagens é tema de debate no Dia Mundial sem Tabaco 2016

dia_mundial_sem_tabaco_2016O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio e para o esse ano o tema em debate será “Embalagem de cigarro: por que padronizar?".

O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) quer trazer nesse Dia Mundial sem tabaco a discussão sobre as embalagens como estratégia para redução do ato de fumar.

Três projetos de lei tramitam no Congresso Nacional para garantir a padronização. Com a transformação dos projetos em lei, todas as embalagens de cigarro e outros produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

Um evento no INCA terá debatedores discutindo o tema.

Tania Cavalcante, médica e mestre em Saúde Pública; Anna Monteiro, diretora de Comunicação da Aliança de Controle do Tabagismo; Rejane Spitz, professora do Departamento de Artes & Design da PUC-RJ; e Ricardo Meirelles, médico pneumologista do INCA são os convidados.

Os objetivos da campanha sobre a padronização das embalagens de cigarro são:

  • Destacar o papel da embalagem padronizada, como parte de uma abordagem abrangente e multissetorial para o controle do tabaco.
  • Facilitar o desenvolvimento de políticas para adoção de embalagens padronizadas pelos governos, fornecendo dados informativos, convincentes e persuasivos.
  • Incentivar os países a reforçarem restrições sobre embalagem e rotulagem, publicidade, promoção e patrocínio, incluindo a implementação de embalagens padronizadas.
  • Apoiar os governos e a sociedade civil contra a interferência da indústria do tabaco nos processos políticos que levam à adoção de leis de embalagem padronizada.

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pelaOrganização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.