Por Marília Ribeiro Em Brasil

Rotina de estudos favorece o aprendizado e o desempenho das crianças e adolescentes

lição de casa

Passada as festas de fim de ano e o carnaval é hora de pais e filhos retomarem a rotina. Trabalho, escola, lições de casa, atividades extras dos filhos, enfim muitos são os compromissos, e a organização e a disciplina são fundamentais para uma rotina bem executada.

Confira as orientações e dicas da psicopedagoga e orientadora educacional, Nátalie Rozini, para que o desempenho estudantil dos filhos seja benéfico e produtivo.

* Não basta apenas cobrar de seus filhos que eles estudem em casa, este trabalho necessita, pelo menos em primeiro momento, de orientação.

* Os pais devem propiciar um ambiente adequado para o estudo, um local tranquilo, sem distrações aparentes, rádio, tv, etc.; um espaço onde tenham materiais de fácil acesso, de preferência em uma mesa e cadeira onde sua boa postura também seja estimulada; e é importante que o local seja bem iluminado para que no futuro não venham apresentar dificuldades de visão. Não é indicado que realizem os estudos no quarto ou na cama devido a estes locais estimularem o sono e o relaxamento corporal.

* Estimule a criança a reproduzir as orientações do professor. Faça a famosa pergunta... O que temos de tarefa hoje? Assim além de estimular a memória da criança estaremos contribuindo com seu processo de devolutiva e seu raciocínio.

* Quanto aos adolescentes, o papel dos pais consiste no acompanhamento e na Motivação para a realização da lição. Atenção Pais mostre-se interessado! Muitas vezes o descaso dos pais, leva o adolescente a não cumprir as tarefas exigidas pela escola, comprometendo seu rendimento escolar.

 

...é necessário que revejam dentro da própria família quem apresente mais facilidade em cumprir este acompanhamento de estudo.

* Uma observação muito importante quanto às tarefas é que muitos pais, levados pela ânsia da conclusão rápida das atividades ou devido a várias outras situações, não apresentam paciência para auxiliar a criança nesse momento, então é necessário que revejam dentro da própria família quem apresente mais facilidade em cumprir este acompanhamento de estudo.

* A tarefa é apenas um espelho da aprendizagem em sala de aula, quando uma criança apresenta dificuldades, apresentara também nas tarefas em casa, e é ai, onde se fizermos uma interferência junto aos pais e a criança ela se desenvolverá. Ou seja, se os pais “mascaram a atividade”, a criança poderá ser prejudicada.

 

 Quando a criança tem uma rotina estabelecida, deixa de ser algo mecânico e maçante e se transforma em algo significativo...

* As crianças necessitam de uma rotina pré-estabelecida, com um local e um horário adequado, para que sejam estimuladas para a aprendizagem, para o “querer aprender”. Quando a criança tem uma rotina estabelecida, deixa de ser algo mecânico e maçante e se transforma em algo significativo, dando as crianças e adolescentes mais autonomia.

* As rotinas de estudo podem ser implantadas a partir dos quatro anos onde a criança da início a aprendizagem formal, respeitando-se todas as características da idade (tempo de atenção, concentração, nível cognitivo etc.) e lembrando que antes dessa idade a criança também está aprendendo, porém de forma mais natural e lúdica, não necessitando de um tempo específico para que a estimulação seja feita.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.