Por Polyana Gonzaga Em Brasil Atualizada em 26 MAR 2020 - 16H59

Rotina e atividades educativas: Como lidar com as crianças na quarentena?

Com organização e muita paciência, os pais podem entreter as crianças em tempos de isolamento social devido às medidas para conter o avanço do novo coronavírus.

O gerente educacional da Luminova, Leonardo Lopes, traz algumas dica para as famílias.

shutterstock
shutterstock


Como conciliar trabalho em home office e estar com as crianças em casa?

Segundo Leonardo, é necessário respeitar os horários das refeições - sempre todos juntos - respeitar o tempo determinado para o almoço, para o descanso e para estar próximo da família.

“Sabe aquela pausa para o cafezinho que às vezes fazemos quando estamos no trabalho e batemos um papo rápido com o colega? Que tal se agora esse tempo for de 20 ou 30 minutos para que o bate-papo seja com membros da família?”.

Ainda segundo ele, mais importante do que fazer a gestão do tempo é pensar na qualidade que se quer atribuir a ele.

Como criar uma rotina saudável para as crianças nesse período de isolamento social?

O ideal é não perder os hábitos da rotina de sempre: acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã e se arrumar para a aula.

Leonardo indicou que os pais possam incentivar os filhos a cumprir horários e seguir o conteúdo indicado pela escola para que o aluno possa continuar seus estudos em casa.

Como criar atividades educativas para os pequenos em casa?

shutterstock
shutterstock


Com um pouco de
criatividade, os pais podem propor atividades, que podem ser escolhidas de acordo com a idade das crianças. Leonardo Lopes indica algumas atividades para a garotada:

Para crianças de 2 a 8 anos, são indicadas atividades de colorir, que ajudam a ter noção espacial.

Trabalhar com cores: propor que as crianças pesquisem sobre cores frias ou quentes, pedir que façam ilustrações usando apenas um desses grupos;

.::. Jogo da memória para crianças .::.

Colagens: fazer com que as crianças recortem e colem figuras de revistas estimula a pesquisa e auxilia na busca pelo conhecimento;

Jogos de tabuleiros: existem vários jogos que estimulam o raciocínio lógico, a convivência social entre seus pares e também auxiliam na competência interpessoal e criatividade na hora de lançar mão de estratégias; e claro, não se esquecer do jogo de mímicas!

Leonardo lembra que a educação a contemporânea colabora para o desenvolvimento das competências do século XXI e dentre elas, a criatividade assume protagonismo.

.::. Veja atividades da Campanha da Fraternidade para crianças .::.

Limite de tempo diante da TV, celular e games

Leonardo afirmou que as crianças podem fazer uso de telas, mas com certo controle e acompanhamento do responsável. O importante é determinar limites.

“Não é indicado que a criança passe muitas horas na frente da TV, o uso do celular e da internet precisa sempre ser orientado pelos responsáveis, que devem se atentar quanto às políticas de privacidade e nunca permitir que a criança acesse algo que não é indicado para sua idade”, alertou.

Como explicar aos pequenos sobre esse momento difícil em que o mundo atravessa e o papel deles na prevenção?

A criança deve ter noção da realidade e de tudo que está acontecendo no momento, mas Leonardo ressaltou que é importante que o adulto explique de forma racional e que não cause pânico.

“Não deixe que a criança veja programas e notícias sensacionalistas. Deve-se usar a linguagem adequada para cada faixa etária para uma compreensão sobre o que está querendo dizer”.

O educador afirma que já existem diversos materiais infantis ilustrativos que podem servir de apoio para as famílias. Também é fundamental dar orientações sobre a importância de lavar bem as mãos e do uso do álcool gel.

.::. Todas as notícias sobre coronavírus .::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.