Na última segunda-feira (19) de agosto, Moçambique, país de língua portuguesa no continente africano, começou uma formação para 40 jornalistas de rádios comunitárias, focada em melhorar a criação de conteúdos de interesse público. O evento foi promovido pelo Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM), em parceria com o MediaLab e o International Media Support.
O objetivo da formação é capacitar esses jornalistas com técnicas para produzir conteúdos que despertem o interesse do público, garantindo assim maior participação e audiência nas rádios comunitárias.
Isso envolve ensinar as técnicas de produção e edição de programas que abordem temas importantes para as comunidades locais, ajudando a tornar as rádios mais acessíveis e participativas.
A partir do momento que os Jornalistas aprenderem a produzir conteúdo de maior interesse público, poderão aumentar a audiência dos ouvintes, estimulando a participação ativa da comunidade nos temas discutidos.
Isso é muito importante para as rádios comunitárias, que desempenham um papel crucial na divulgação de notícias e que despertem o interesse da população em debater contextos do seu cotidiano, comunidade e país.
Leia MaisEvangelizar é falar de Deus de forma clara e acessívelComo a comunicação digital pode ser uma aliada na evangelização Congresso aborda Igreja, religião e a era digital Evangelizar como um desafio constante no ambiente digital
Em contextos eleitorais ou em emergências, as rádios comunitárias exercem o papel de trazer reflexão na hora do voto e conscientizar a população. Além disso, ao fortalecer esses veículos, a formação visa garantir que essas emissoras sejam ferramentas eficazes de comunicação e educação.
Esse desenvolvimento é considerado importante pelos participantes, como Adélia Vicente e Marla Virgílio, jornalistas das Rádios Comunitária do Búzi e Nova Rádio Paz em Quelimane, que expressaram suas expectativas em relação ao aprendizado.
A formação, que dura cinco dias, sendo cofinanciada pela União Europeia, também se relaciona com os próximos processos eleitorais no país, abordando temas como jornalismo investigativo, o papel das rádios comunitárias na promoção dos direitos humanos e o processo de digitalização.
Esses jornalistas serão voz ativa em suas comunidades, prestando o serviço de comunicar e conscientizar. Desse modo, é um incentivo maior para continuarem a se engajar em seu trabalho, contribuindo para fazer da comunidade um lugar melhor para todos. Essa é uma das funções mais simbólicas do jornalismo: transformar a vida das pessoas.
Fonte: Vatican News/ FARCOM/ Nexo Jornal/ Câmara dos Deputados
Como viver o nosso propósito com a graça de Deus?
Padre Carlinhos nos ajuda a refletir em viver os propósitos de nossa vida com Deus sempre nos guiando
A ternura e o cuidado com a vida
O sentimento de ternura leva a pessoa a olhar o outro com compaixão, e não a partir dos seus erros. Olhar com misericórdia e não com crueldade.
Padre Moisés Lira Serafín foi beatificado no México
Beatificação foi realizada na Cidade do México no sábado (14), na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.