Por Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM Em Espiritualidade

Jogue a favor da vida e denuncie o tráfico de pessoas

 Jogue a favor da vida e denuncie o tráfico de pessoas.

Disque 100 ou 180. É uma campanha preventiva ao tráfico de pessoas antes e durante a copa do mundo de 2014 no Brasil. Uma iniciativa da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil por meio da 'Rede Um grito pela Vida' .    

Jogue a favor da vida

Quais os motivos desta campanha?

Após ter refletido e avaliado os desafios do tráfico de pessoas durante a Copa do Mundo de 2014. Tendo presente que a maioria das cidades que sediarão a Copa são conhecidas internacionalmente para o turismo sexual e o alto índice de exploração sexual de crianças e adolescentes, mulheres em nosso país. Ter estudado e analisado situações anteriores (Copa do Mundo na Alemanha e na África do Sul) e de como as organizações da sociedade civil atestaram o aumento da exploração sexual em relação aos mega eventos “COPA” a 'Rede Um Grito pela Vida' decidiu investir forças e energias na realização de uma campanha preventiva antes e durante a copa do mundo.

Quais os objetivos?        

- Sensibilizar e informar a sociedade civil, sobretudo os grupos mais vulneráveis sobre tráfico de pessoas e os riscos do seu crescimento durante a Copa do Mundo;
- Favorecer a reflexão sobre o impacto social de grandes eventos, de modo especial a Copa do Mundo de Futebol, evidenciando e denunciando as violações de direitos dos grupos mais vulneráveis;
- Contribuir para coibir o crescimento do tráfico de pessoas e outras práticas similares de exploração e violação de direitos durante a Copa do Mundo; 
- Promover uma cultura de respeito e valorização da vida. 

O que oferece esta campanha?

A campanha prevê a produção de material; capacitação de lideranças para a realização nas comunidades e nos grupos de risco de tráfico de pessoas no Brasil e nos países limítrofes.          

O material será preparado em duas línguas: português e espanhol e será distribuído em todo o território nacional, sendo que as cidades que sediarão a Copa serão priorizadas. 

Onde será realizada?

A campanha “Jogue a favor da vida” será realizada nas mídias sociais e MCS, a partir do mês fevereiro 2014. Nos meses de março a julho serão realizadas atividades de formação, sensibilização, panfletagem, divulgação na imprensa, debates, seminários, plantão nas rodoviárias, aeroportos, portos...divulgando os disque denúncias e articulando-se com os conselhos tutelares, órgãos de segurança, os núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas, centros de direitos humanos, pastorais e organismos para garantir os espaços de atendimentos, acolhida e encaminhamento das denúncias.

Os eventos serão realizados pelos diferentes núcleos da 'Rede Um Grito pela Vida' presentes e atuantes em todo o Brasil em parcerias com as organizações e grupos, e mídias que aderirem à mesma. A campanha será divulgada internacionalmente na América Latina e na Europa, pois conta com a adesão das Redes RAMÁ, KAWSAY E RENATE que integram a Talitha Kum – A Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas. A vida consagrada em época de megaeventos internacionais vem se comprometendo para sensibilizar e alertar sobre o tráfico de pessoas: no ano de 2006 na Copa do Mundo da Alemanha participou da Campanha “Tráfico de pessoas: apito final”, em 2010 na África do Sul promoveu a Campanha “Chute o tráfico de pessoas” e este ano é a vez do Brasil.

Contamos com você, junte-se a nós. Jogue a favor da vida!

Integre aos núcleos e equipes locais, participe do planejamento e realização das atividades da campanha em parceria com a 'Rede Um Grito pela Vida'. Contribua divulgando a campanha, contribuindo na produção e divulgação do material, promovendo debates e reflexões sobre a realidade do tráfico e os riscos de crescimento neste tempo de mega eventos. Somando neste mutirão de alerta, vigilância e formação.

Jogue a favor da Vida! Denuncie o tráfico de pessoas.

 

Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM
Coordenadora Nacional da

Rede um Grito pela Vida

gritopelavida.blogspot.com.br
gritopelavida@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...