Na Idade Média, durante o período Tridentino, era realizada no dia 15 de julho a celebração litúrgica da Dispersão dos Apóstolos. Leia MaisSão Cirilo e São Metódio: Apóstolos da liberdade e da evangelização criativaÉ verdade que Jesus teve mais de 12 apóstolos?
Na atualidade, essa data não é normalmente celebrada nas Igrejas do Ocidente, mas permanece comum, por exemplo, na Igreja Ortodoxa.
A Dispersão dos Apóstolos diz respeito à missão dos apóstolos de pregarem o Evangelho às criaturas, ou seja, recorda o empenho missionário daqueles que percorram diversas regiões para pregar as boas notícias.
“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Marcos 6, 7)
“Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e enviou-os à sua frente, dois a dois, a todas as localidades, vilas e aldeias que tencionava visitar mais tarde”. (Lucas 10, 1)
Apesar disso, a data nunca fez parte do Calendário Romano e também foi “descartada” pelos pensadores da Renascença, de modo particular na época do Concílio de Florença. Havia também naquele período, divergências de credos entre as Igrejas do Oriente e os cristãos latinos.
É importante recordar, nesse sentido, que o Calendário Romano foi desenvolvido conforme as comunidades cristãs do Ocidente e de Roma. Por isso, algumas festas não foram implementadas desde cedo em terras ocidentais, da mesma forma que no Oriente.
Além disso, o Calendário Litúrgico romano possui maior foco na vivência dos Tempos litúrgicos, Solenidades e Festas que marcam o centro do cristianismo, como a Páscoa, o Natal e Pentecostes.
add_circle Confira aqui as diferenças entre cristãos ortodoxos e católicos
Angelus: Papa Leão XIV faz apelo pelo fim da tragédia da guerra que se agrava no Oriente Médio
Papa Leão XIV falou sobre a celebração de Corpus Christi e também fez um apelo pela paz e pelo imediato fim do conflito entre Israel e Irã.
A rotina de São Luís Gonzaga pode te inspirar a ser santo!
O cuidado de São Luís com os doentes tem tudo a ver com os enfermeiros como a Daniele, que trabalhou na linha de frente na pandemia.
Reflexão Semanal: quem é Jesus para nós?
Jesus pergunta: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro responde: 'O Cristo de Deus'. Uma pergunta pessoal que ecoa até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.