Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

A professora na aldeia de índios

Linkedin

Havia, certa vez, uma professora que dava aulas numa aldeia de índios. Numa sexta-feira, ela deu uma tarefa para os alunos e disse: “Na próxima aula vocês me entreguem os trabalhos. Aquele aluno ou aluna que tiver feito o melhor trabalho ganhará um prêmio”. 

Terminada a aula, ela voltou para a cidade. Os alunos conversaram entre si e decidiram fazer juntos um trabalho só. Nenhum deles queria fazer um trabalho melhor que o outro, para não se colocar acima dos colegas. 

Aquelas crianças não tinham sido formadas na cultura da competição, fruto do capitalismo, pois na aldeia tudo era comunitário. A professora é que estava acostumada com isso, pois vivia na cidade, onde cada um quer ser mais que o outro, ou até explorar o outro. 

Há pessoas que matam muita gente, amontoam os cadáveres e sobem em cima, só para aparecer e dizer sorrindo: “Olhem aqui! Sou eu!” Mas impedem que olhem embaixo dos seus pés. 

Aqueles alunos indígenas, apesar de crianças, deram uma grande lição à professora. Ensinaram que a competição pode destruir a fraternidade. 

É assim que a sociedade atual passa para a geração mais nova a ideologia capitalista, competitiva e selvagem. É uma ideologia funesta. Ela "fabrica ricos cada vez mais ricos, às custas de pobres cada vez mais pobres" (Papa João Paulo II). 

Felizmente o escândalo que aquela professora ia dar não “pegou”. 

Maria Santíssima nunca fez pecado, muito menos escândalo. Peçamos a ela que nos ajude a por em prática o Evangelho do seu Filho.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail