Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

As três peneiras

Certa vez, um menino chegou para seu pai e começou a falar mal do seu irmão. O pai interrompeu a conversa e perguntou: “Você já passou isso que você está falando nas três peneiras?”

“Três peneiras? O que é isso?” perguntou o garoto. O pai explicou: “Antes de você falar mal de alguém, precisa passar o assunto nas em peneiras.

A primeira é a da verdade. O que você pretende falar é verdade?” O filho respondeu: “Bem... eu ouvi dizer”. “Pronto, já não passou na primeira peneira.

Se passasse, teria a segunda, que é a da bondade. Falar isso é bom, traz algum proveito para o seu irmão? Vai ajuda-lo a crescer como pessoa, e em sua reputação?” “Não pensei nisso” disse o menino.

“E a terceira peneira”, continuou o pai, “é a da necessidade. É necessário para o bem comum este comentário negativo sobre o seu irmão? Ajuda a Comunidade? Pode melhorar o mundo?” A criança respondeu: “Pai, para dizer a verdade, o que eu ia falar não passa em nenhuma dessas peneiras”.

Se algo negativo que nós falarmos de alguém, não passar numa dessas peneiras, é fofoca. Será mais uma fofoca envenenando o planeta Terra.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...