Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R Em Histórias de Vida

Honestidade a toda prova

Histórias de Vida

Na segunda guerra mundial, estava preso em um campo de concentração da Sibéria um rapaz chamado Vladimir. Ele sabia que daquele lugar poucos saíam com vida, devido aos alimentos que eram insuficientes para lhes matar a fome, e aos trabalhos forçados.

Ele tinha, em uma pequena caixa, alguns biscoitos, um pouco de manteiga e presunto, que sua mãe lhe havia mandado clandestinamente. Guardava aqueles alimentos para quando a fome se tornasse insuportável. Como a caixa não tinha chave, ele a trazia sempre consigo.

Certo dia, Vladimir foi designado para um trabalho temporário em outro campo. Como não tinha onde deixar a caixa, pediu que um colega de prisão, chamado André, a guardasse consigo até a sua volta. André aceitou a missão.

No dia seguinte à partida de Vladimir, uma tempestade de neve tornou intransitáveis todos os caminhos, impossibilitando o transporte de provisões. Vladimir sabia que, no campo de concentração em que ficara, a fome havia aumentado.

Uma semana depois, terminou o trabalho temporário, as estradas foram reabertas e Vladimir voltou ao seu campo.

Não encontrando André, Vladimir perguntou por ele ao sargento chefe da sua turma de presos. Este respondeu:

- Nós o enterramos ontem, junto com mais vinte, todos mortos de fome. Mas antes de morrer, André me pediu que guardasse isto para você.

E deu-lhe a caixa. Vladimir a abriu e viu que tanto os biscoitos como a manteiga e o presunto estavam intactos. Em cima dos alimentos havia um bilhete: “Prezado Vladimir, escrevo enquanto ainda posso mexer as mãos. Não sei se viverei até você voltar, porque estou horrivelmente debilitado. Deixo as suas coisas com o sargento. Espero que as receba intactas. André”.

Deus está sempre presente em nossa vida. Como somente ele sabe o que é melhor para nós, devemos, sem duvidar, confiar nele e cumprir a palavra dada ao nosso próximo.

Escrito por
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R

Mais conhecido como Padre Queiróz (in memoriam) recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.