Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O mundo cão

Certa vez, uma empresa estrangeira começou a comprar cabos de vassoura de um fabricante do Paraná. Os cabos eram de pinho e imbuia. O representante da empresa queria que o fabricante abaixasse o preço, mas ele não podia, devido aos gastos, especialmente com funcionários.

A empresa estrangeira foi aumentando a compra e a fábrica foi crescendo. Todo mês, uma quantidade maior de cabos de vassoura eram exportados.

De uma hora para outra, e sem avisar com antecedência, a empresa parou de comprar cabos de vassoura. A fábrica começou a estocar o produto em grandes barracões.

Já não havia mais dinheiro para pagar os funcionários. Nesta hora, apareceu o representante da empresa estrangeira e comprou todo o estoque pela metade do preço.

Outro fato parecido: No século XX, havia duas fábricas vizinhas, que fabricavam o mesmo produto. Uma era grande e a outra, mais antiga, era pequena. A grande quis comprar a pequena, mas o dono não pensava em vendê-la, por isso pediu um preço bem alto.

O que a grande fez: Abaixou o preço do seu do produto e espalhou vendedores em toda a região. Assim, a pequena não conseguia mais vender seus estoques, e acabou vendendo para a grande a preço de banana.

Ainda outro fato: Havia, em uma cidade do interior do Brasil, uma fábrica de óleo de soja. Era tradicional e há anos fornecia óleo para toda a cidade.

Um grupo empresarial montou na cidade outra fábrica de óleo de soja, bem maior que aquela, e comprou toda a soja da região, pagando um preço mais alto, mesmo tendo prejuízo. Com isso, evidentemente, a fábrica pequena não encontrava mais soja para comprar, e entrou em vermelho.

Nesta hora, executivos da fábrica grande procuraram o proprietário da pequena e a compraram por um preço bem abaixo do que ela valia.

Táticas como estas acontecem diariamente no mundo capitalista e sem Deus. “Os filhos das trevas são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lc 16,8). Mas, no Juízo Final, nada disso vai passar despercebido pelo Juiz.

O nosso amor a Deus nunca é isolado, mas inclui o amor ao próximo. E este começa pelo respeito aos direitos dos outros.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...