Havia, certa vez, na antiguidade, um homem que tinha o apelido de Sr. Palha. Isso, de tão magro que ele era. Se desse um vento forte, seria levado para longe, como uma palha. Ele não tinha mulher, filhos, casa, nada.
Um dia, o Sr. Palha estava andando numa estrada e viu um ratinho branco no chão. Como era filhote, com certeza ia morrer ali. Ele ficou com dó, pegou o animalzinho e foi levando na mão, sem saber o que fazer com ele.
Logo na frente, encontrou uma florista, acompanhada do seu filhinho. O menino viu o ratinho e se interessou por ele. Sr. Palha deu o ratinho para a criança. A mãe ficou tão agradecida que tirou o pano que cobria sua cesta e lhe deu uma rosa, a mais bonita.
Sr. palha continuou caminhando e, na frente, viu um rapaz sentado em um toco, com a cabeça entre as mãos, com ar de muito preocupado. Sr. Palha perguntou qual o problema.
Ele disse: “Hoje quero pedir minha namorada em casamento e não tenho nada para lhe dar”. “Se esta flor servir, pode ficar com ela”, disse o Sr. Palha. O moço ficou muito agradecido e deu a ele três laranjas que trazia consigo.
Sr. Palha continuou caminhando, com aquelas suculentas laranjas. Na frente, encontrou-se com um mascate. Estava cansado de carregar a sua pesada mala, e com muita sede. Sr. Palha lhe deu as três laranjas. Ele ficou tão grato que abriu a sua mala e lhe deu uma bela peça de seda.
Sr. Palha continuou caminhando, sem saber o que fazer com a seda. Não andou muito e viu uma linda carruagem que vinha ao seu encontro. Trazia uma princesa.
Ela, que estava com o olhar sombrio, foi só ver a seda nas mãos do Sr. Palha, seus olhos brilharam e deu um sorriso. Sr. Palha disse: “Eu teria o maior prazer se vossa alteza aceitasse esse pano de presente”.
“O senhor é muito generoso”, respondeu a princesa. “Aceito o presente. Eu estou precisando de um secretário e procuro um homem como o senhor. Quer vir morar no palácio?”
Sr. Palha foi e, em poucos dias, deixou de ser palha, porque engordou, comendo do bom e do melhor. (Lenda japonesa)
Nada melhor para o nosso próximo do que nos comportarmos como servos, a exemplo de Maria Santíssima. E quem faz o bem, sempre é recompensado por Deus, e é feliz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.