Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O sentido do trabalho

Certa vez, um eremita saiu para uma de suas peregrinações. No caminho, descendo a montanha, viu um homem que quebrava pedras com uma marreta. Estava suado, coberto de pó e com um semblante triste. O eremita perguntou-lhe

- O que o senhor está fazendo?

- Fui condenado pelo juiz, que me mandou quebrar pedras para pagar uma dívida.

O peregrino seguiu seu caminho. Mais abaixo, viu outro homem também quebrando pedras. Igualmente suado e coberto de pó, o homem mostrava amargura em seu rosto. O monge fez-lhe a mesma pergunta. O homem respondeu:

- Meu patrão me mandou aqui penar neste sol.

O eremita continuou descendo a montanha. Por volta do meio dia, encontrou outro homem quebrando pedras. Mas este estava alegre e cantava enquanto dava as marretadas, não se importando com o sol escaldante. O monge aproximou-se dele e dirigiu-lhe a mesma pergunta:

- O que o senhor está fazendo?

O homem, todo suado e coberto de pó, parou, apoiou a marreta e fez sinal ao peregrino para que fosse com ele até onde havia alguns arbustos. Ali estavam duas crianças brincando. Então disse-lhe:

- São meus filhos. Estou garantindo o futuro deles.

O amor dá sentido à vida e transforma o sacrifício em alegria. Todo trabalho é pesado. Mas, quando o realizamos dentro do nosso ideal, ele se torna leve e agradável.

“Meu Pai trabalha e eu também trabalho” (Jo 5,17). “Jesus foi para Nazaré, a sua terra. Quando chegou o sábado, ele começou a ensinar na sinagoga. Muitos ficaram admirados, e diziam: ‘Onde foi que ele aprendeu tudo isso? Esse homem não é o carpinteiro, filho de Maria e de José?” (Mc 6,1-3).

O Terço nos ensina como se acolhe, se guarda e se vive cada Palavra de Deus e o caminho para chegar até ele.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...