Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R Em Histórias de Vida

O teste da amizade

Havia, certa vez, um rapaz que era filho único e seus pais tinham morrido. Um dia, ele convidou os amigos para um jantar em um restaurante de boa classe. E disse, no final da refeição:

- Chamei-os aqui para me despedir. Vou trabalhar no exterior e pretendo voltar daqui a uns cinco anos. Na volta, pretendo oferecer-lhes outro jantar. Entretanto, se não der certo por lá, são vocês que pagarão o jantar. Combinado? Todos concordaram.

Passaram-se os cinco anos. O rapaz voltou e convocou os amigos. Aqueles mesmos. Nos telefonemas ele disse a todos:

- Infelizmente, não deu certo a minha viagem. Fui pobre e volta miserável. Mas vamos cumprir o combinado? Hoje às 18 horas no mesmo restaurante. Quem pagará o jantar serão vocês.

Era um teste da amizade. O rapaz voltara miserável, mas de saúde. Trouxera muito dinheiro. O rascunho do testamente estava pronto, ia distribuir toda a sua fortuna entre aqueles amigos.

Às 18 horas ele foi para o restaurante, esperou durante duas horas e não apareceu ninguém. Desiludido, rasgou o rascunho e redigiu outro, no qual deixava todo o seu dinheiro para os pobre e as instituições de caridade da paróquia.

Poucas semanas depois, o rapaz morria, acreditando menos nas amizades e mais em Deus, pois Jesus é o nosso melhor amigo.

“Eu não vos chamo servos, mas amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,15-16).

(Fonte: Pe. Clóvis de Jesus Bovo)

Escrito por
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R

Mais conhecido como Padre Queiróz (in memoriam) recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.