Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

Presos inocentes, só um era culpado

Certa vez, um rei foi visitar um presídio do reino. E lá, ele resolveu fazer a mesma pergunta a cada preso, individualmente e em particular, numa sala fechada.

 

A pergunta era: “Por que você está aqui?”

 

O primeiro respondeu: “Majestade, inventaram uma calúnia de mim. Eu nunca fiz nada de errado na vida”.

 

Veio o seguinte e respondeu: “Não sei, Majestade. Eu não sei por que fui preso. Sempre fui um homem correto, obediente a todas as leis do reino, e cuidei bem da minha família”.

 

Veio o terceiro, o quinto, o décimo... Todos diziam que eram inocentes e que nunca fizeram nada de errado. Apesar de o rei ter visto antes a ficha criminal de todos eles.

 

Só um rapaz foi diferente. Quando o rei perguntou: “Por que você está aqui?” ele respondeu: “Majestade, eu mereço estar aqui. Fiz coisas erradas. Fui condenado por isso e por isso”.

 

E o interessante é que justamente aquele jovem era o preso que havia cometido o menor crime. Coisa insignificante.

 

Então o rei reuniu todos os presos e disse: “Eu tomei uma decisão: Todos vocês aqui disseram que são inocentes. Só um se declarou culpado. É este aqui”. Chamou o rapaz para perto de si.

 

E continuou: “Diante disso, decidi dar liberdade a ele, para que não contamine vocês com o seu mau exemplo”. E ordenou a soltura do rapaz, enquanto os outros continuaram presos, não só na cadeia, mas na sua mentira e hipocrisia.

 

Que não sejamos como o fariseu da parábola do fariseu e do publicano (Cf Lc 18,9-14).Pelo menos em nossas orações, vamos ser menos hipócritas e mais sinceros com Deus.

 

Que sejamos como o publicano, que dizia: "Senhor, tende pena de mim que sou pecador!"

 

Maria Santíssima era humilde. Ela se declarou “a humilde serva do Senhor”. Na multiplicação dos pães, ela não estava em evidência, como a "mãe do futuro rei". Mas na cruz, na extrema humilhação de Jesus e de sua família, ela estava em evidência. Que Maria nos ajude a não sermos hipócritas.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...