Certa vez, houve, numa paróquia, uma palestra para os casais sobre a educação dos filhos. Quem a ministrou foi um casal da pastoral familiar.
Logo no início, o casal distribuiu para todos um papel no qual estava escrito: “O melhor modo de educar os filhos é ser...” Seguia-se uma linha para que cada um completasse a frase.
Alguns casais, em vez de completar, expressaram a sua discordância com a formulação da pergunta. Para eles, o correto seria deixar fora o verbo “ser”, pois educar, diziam, é uma ação, não um modo de ser.
Na hora de ler as frases completadas, o casal palestrante explicou: “Os filhos aprendem mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso, a educação sólida acontece 90% pelo exemplo do educador, pelo seu modo de ser e de viver. Conselhos e explicações ajudam, mas apenas 10%”.
Se os pais procuram ser pessoas exemplares, mesmo que os filhos não os imitem na hora, mais tarde o farão.
E isso vale para todo tipo de educação, não só a familiar. Quem se coloca como primeiro, como líder, influi muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. “A palavra convence, o exemplo arrasta.”
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.