Havia, na antiguidade, um pequeno país que era governado por um rei que não tinha filhos. Quando estava já idoso e doente, preocupou-se com a sucessão. Não queria que, após a sua morte, o reino fosse governado por uma pessoa indigna do cargo, fazendo o povo sofrer.
E ele tomou uma decisão radical. Convocou todos os jovens qualificados do reino a comparecerem no palácio para uma entrevista com o rei. A entrevista serviria para selecionar o sucessor para o trono.
A única exigência era que os candidatos apresentassem duas qualidades: Amor a Deus e amor aos seres humanos de todas as classes e raças.
Um jovem recebeu o aviso e refletiu sobre a exigência. Constatou que amava a Deus e a todos os seus vizinhos, sem exceção. Mas ficou triste, pois era pobre e não tinha roupas adequadas para ir ao encontro do rei. Também não tinha dinheiro suficiente para a viagem. Mas os seus parentes e vizinhos se uniram, até que conseguiu o bastante para ele comprar as roupas e empreender a viagem.
Após preparar tudo, partiu em direção ao palácio, pensando na possibilidade de ser o novo soberano.
Mas, quando se aproximava do palácio, o jovem encontrou-se com um mendigo, que estava com fome e frio, pois vestia apenas alguns farrapos. Ao ver o passante, o mendigo estendeu a mão e pediu:
- Tenho fome e frio. Por favor, me ajude!
O moço ficou comovido pelo pedido do mendigo e de imediato tirou a roupa nova, deu ao homem, e vestiu a roupa velha que trazia consigo. Pegou também o pedaço de pão que trazia e lhe deu.
Depois de ver o mendigo comer e sentir-se melhor, o jovem pensou se iria ou não seguir viagem, pois já não tinha roupas dignas. Mas, como estava perto, continuou a viagem.
Chegando ao palácio, quase não o deixaram entrar. Aproximando-se do rei, curvou-se e, ao levantar os olhos ficou confuso e disse:
- Perdão, majestade, mas tive a impressão de que havíamos nos encontrado antes.
- Sim, já nos conhecemos, respondeu o rei. Aquele mendigo da estrada era eu. Eu queria descobrir se você realmente ama a Deus e aos seres humanos. Se eu me apresentasse a você como rei, eu nunca saberia se a sua ação seria sincera ou por interesse. Mas como você ajudou um pobre miserável, eu tenho a certeza de que traz o amor dentro de si e é digno de ser o meu sucessor.
O nome de Maria é alegria para o coração, mel para os lábios e melodia para os ouvidos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.