Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

Um cristão leigo modelo

Tomás Moro viveu no Séc. XVI. Era inglês, advogado. Casou-se com Joana Colt, com quem teve quatro filhos, três mulheres e um homem. Joana faleceu, deixando as crianças pequenas. Tomás casou-se com Alice Midleton, pensando mais no cuidado das crianças.

Tomás foi eleito membro da Assembleia Legislativa e, depois, nomeado chanceler da Inglaterra. Era muito querido do povo.

O rei na época era Henrique 8º. Tomás era um católico convicto e, quando o rei se divorciou da esposa, Catarina de Aragão, e casou-se na Igreja com Ana Bolena, mesmo sem a licença do Papa, Tomás condenou o ato publicamente.

Foi imediatamente preso. Ele devia escolher: Ou voltar atrás e apoiar o segundo casamento do rei, ou ser condenado à morte.

Um dia antes do julgamento, sua esposa foi visitá-lo na prisão e pediu, com lágrimas, que ele retirasse sua crítica ao rei, a fim de não morrer. Tomás lhe perguntou: “Meu bem, quantos anos você acha que ainda teremos de vida?” Ela disse: “Uns vinte anos”. “Pois bem”, continuou Tomás, “vinte anos passam tão depressa! Não compensa, por causa deles, perder a eternidade”.

De fato, no dia seguinte, dia 06/07/1535, Tomás confirmou a crítica e, horas depois, o carrasco lhe decepava a cabeça. Foi canonizado em 1935.

Aí está um belo exemplo de profeta, bem parecido com João Batista. Vamos também ser corajosos na defesa da família.

Maria Santíssima, apesar de absolutamente entregue à vontade de Deus, longe de ser uma mulher passiva, foi dinâmica, criativa e denunciadora dos que oprimiam os pobres.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...