Por Redação A12 Em Igreja

22ª Feira Internacional do Cooperativismo começa hoje em Santa Maria (RS)

A partir desta sexta-feira (10) até domingo (12) acontece em Santa Maria (RS) a 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria. Nesses dias também acontece a 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária.

cartaz_feira_santa_maria

Com a Feira acontecem conferências, seminários, oficinas, debates, caminhada ecumênica pela paz e justiça social, momentos culturais, shows e levante da juventude. Os empreendimentos solidários colocam à disposição dos consumidores uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária e Agricultura Familiar, além da diversidade e criatividade dos produtos artesanais também de outros países.

No decorrer da Feira ocorrem práticas do comércio justo e do consumo ético e solidário e as trocas solidárias com a moeda social e atividades de formação e interação.

Dentre as curiosidades da feira é que não há consumo de cigarros, a água não é comercializada por se tratar de um bem universal e um patrimônio da humanidade, também não se comercializa refrigerantes, todos os produtos são de procedência ecológica sintonizando com a novidade da proposta do evento.

Este ano a novidade é que, durante a Feira, no sábado dia 11 de julho, ocorrerá a 1ª Jornada Regional de Prevenção ao uso de Drogas, com a presença dos dirigentes e autoridades dos 26 municípios que formam a Arquidiocese de Santa Maria, grupos de ajuda e as pessoas em recuperação. O palestrante central será Cesar Faciolli, Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos. A animação será com o cantor João Chagas Leite. A programação se estenderá das 10 às 18 horas no centro do parque da Medianeira, com entrada franca.

Ainda no dia 11 de julho às 17h haverá a entrega do Prêmio Sandra Magalhães para 48 experiências em Boas Práticas de Economia Solidária do Brasil, pelo BNDES, entre as quais está o Projeto Esperança/Cooesperança.

A Feira de Santa Maria é um grande braço do Fórum Social Mundial. É o maior evento de Economia Solidária da América Latina e espaço de articulação, debate, troca de ideias e experiências de comercialização direta dos empreendimentos solidários. Entre os expositores, estão membros da agricultura familiar, agroindústrias familiares, catadores, povos indígenas e trabalhadores do campo e da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.