Por Redação A12 Em Igreja

2º Simpósio Internacional de Missiologia prepara Congresso Missionário Americano

Representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos e conferências episcopais de 22 países do Continente americano e convidados da Europa estão reunidos no Uruguai para o 2º Simpósio Internacional de Missiologia.

Os trabalhos começaram em Montevidéu no último domingo (28) e se estendem até o dia 2 de março. O encontro reúne leigos, religiosos, padres, bispos, diáconos, teólogos, biblistas e animadores missionários empenhados em aprofundar o compromisso das Igrejas locais com a missão permanente.

2º Simpósio Internacional de Missiologia no Uruguai - Foto: POM

Foto: POM

 

Organizada em torno do tema ‘O Evangelho da alegria impulsiona a missão’ a programação do Simpósio inclui conferências, fóruns temáticos, debates e celebrações. As reflexões acontecem no Colégio Marista São Luiz e o Simpósio faz parte da preparação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), que será realizado na Bolívia, em julho de 2018.

Dom Ricardo Centellas, presidente da Conferência Episcopal da Bolívia, país que coordena os trabalhos, ressaltou o impulso missionária vindo da Conferência de Aparecida e recentemente, do papa Francisco. “Este Simpósio refresca esses impulsos rumo a uma conversão missionária no processo de preparação ao CAM 5. Que estas reflexões nos ajudem a darmos passos históricos para uma Igreja mais missionária.

O brasileiro, dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia (GO) representa o Departamento da Missão do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Dom Passani destacou a comunhão e a integração entre os organismos da Igreja no Continente para alcançar a todos. “Precisamos olhar para a missão entre nós, nos vizinhos, mas também ter o coração aberto e mãos dadas com os que estão distantes para realizar a missão de Deus”.

Além de dom Waldemar Passini Dalbello, do Brasil participam do Simpósio, o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti, o secretário da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias e o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Sidinei Marcos Dornelas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.