Por Luciana Gianesini Em Igreja Atualizada em 09 OUT 2019 - 13H35

5º dia do Sínodo apresenta propostas para um ministério feminino leigo

Dando continuidade ao trabalho na Assembleia Geral Pan-Amazônica do Sínodo dos Bispos, representantes de 174 países estiveram presentes no encontro realizado na manhã de hoje (09), no Vaticano.

Confira 8 pontos discutidos nesta quinta reunião do Sínodo.

Vatican News
Vatican News


Saúde Integral da Amazônia

Uma das preocupações manifestadas pelos padres sinodais no dia de hoje diz respeito à saúde integral da Amazônia. "O capitalismo que devora a natureza, os incêndios que estão destruindo a região, a corrupção, o desmatamento e o cultivo ilegal, de fato, ameaçam a saúde das pessoas, do território e de todo o planeta".

Proteger populações em isolamento voluntário

Outra preocupação manifestada no Sínodo está relacionada às populações indígenas em isolamento voluntário, particularmente vulneráveis e expostas ao genocídio. Para manter o foco nesta questão, foi levantada a necessidade de “estabelecer um observatório eclesial internacional para a proteção dos direitos humanos e das necessidades dessas comunidades”.

Diálogo ecumênico e inter-religioso

Por conta da lentidão da Igreja Católica em atender à população amazônica, demonstrou-se a preocupação com a capilaridade das igrejas neopentecostais. Nesse sentido, “o diálogo ecumênico e inter-religioso permanece urgente e indispensável". (...) "A Igreja, sem esconder as dificuldades, é missionária, tem um rosto indígena e favorece uma lógica segundo a qual a periferia se torna o centro, e o centro se torna uma periferia, em um rico movimento de transformação mútua”.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil


Desenvolver ministérios leigos que atendam às necessidades da Amazônia

A urgência de um maior envolvimento leigo em ministérios específicos, para uma maior atenção aos povos amazônicos também integrou a pauta sinodal no dia de hoje. Destacou-se que, “desde o Concílio Vaticano II, foram solicitados maiores esforços em favor de uma enculturação da liturgia, com celebrações respeitadoras das tradições e idiomas dos povos locais e da mensagem integral do Evangelho”. Assim, entende-se que “é necessário um cuidadoso discernimento por parte dos bispos, para que nenhuma solução possa ser excluída a priori, nem mesmo a ordenação de homens casados”.

Ampliar o ministério leigo entre mulheres

Numa perspectiva que o Sínodo trata como “samaritana”, também manifestou-se o intuito de ampliar a participação feminina leiga, dentro de ministérios próprios, principalmente em vistas ao combate à “violência desenfreada contra as mulheres”.

Unidade na diversidade

Sobre este tópico, entende-se que deva ser buscada com insistência, segundo o Papa Francisco. Ele coloca que, "sob a inspiração de Cristo, se pedem visitas pastorais, um cuidado de presença e escuta, “levando a Ternura Divina e promovendo o cuidado da Casa Comum, não apenas entre amigos, mas também entre aqueles que estão longe e pensam de maneira diferente". Os valores da fraternidade universal, da ecologia integral e dos estilos de vida inspirados no "bom viver" devem estar enraizados em Jesus, como uma resposta às muitas propostas egoístas de nossos tempos.

Migração e pastoral urbana

A questão da migração também ganhou atenção dos padres sinodais. As principais causas são a perseguição sócio-política, climática, econômica ou étnica. Elas exigem uma abordagem pastoral específica para os ambientes urbanos.

Shutterstock
Shutterstock


Teologia indígena e tradições locais

Também tratou-se do valor da teologia indígena, com referência ao apelo do Papa para moldar uma Igreja com rosto indígena, capaz de reler os elementos essenciais do universo católico sob a ótica desses povos. Também se enfatizou o valor da medicina tradicional como alternativa válida à medicina ocidental. Além disso, foi apresentada uma proposta de criação de mais reservas naturais para preservar a biodiversidade e a pluralidade de culturas amazônicas.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.