A 9ª edição do Congresso Nacional de Gestão Eclesial (Conage) pretende apresentar pistas de ação para a inovação na paróquia, a partir da indicação de novas atitudes para a administração eclesial. O evento acontece em Aparecida (SP) a partir de amanhã (22) e se estende até sexta-feira (25) no Hotel Rainha do Brasil.
Com o tema ‘Inovação na Paróquia: novas atitudes são indispensáveis para renovar e estar a serviço dela’ e o lema ‘Quanto a mim, de boa vontade me entregarei a favor de vocês’ (2Cor 12,15), o 9º Conage receberá cerca de 180 congressistas vindos de vários estados brasileiros.
Padre Joãozinho irá apresentar o tema central com a palestra: ‘Pastoral do Empreendedorismo – Uma inovação para a paróquia', padre José Carlos Pereira irá propor aos participantes o tema: ‘Gestão para uma paróquia missionária’, e Irmão Afonso Murad apresentará: ‘Inovação na pastoral: articulação do presencial com o midiático’.
O evento conta também com Aristides Luis Madureira, que prepara a palestra ‘A gestão da informação na secretaria paroquial', Cônego Edson Oriolo com ‘Conversão pastoral: transmissão da fé no mundo contemporâneo', André Luis Moreira, ‘Dízimo: recurso pastoral para uma gestão renovada', e Carlos Humberto Mendes Gothchalk com o tema ‘Paróquia: repensando o imaginário, as interações relacionais e a gestão de redes paroquiais’.
O congresso foi criado com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB ), da Arquidiocese de São Paulo e da Faculdade Dehoniana com a proposta de mostrar aos líderes eclesiais a importância do uso de ferramentas e estratégias em administração para uma gestão eclesial eficaz.
A proposta do evento deste ano é apresentar estratégias, métodos e conceitos que possam ser aplicados na gestão da paróquia e da comunidade religiosa e articular elementos primordiais nas ações de cada gestor e gestora, além de atribuir condições para que os agentes, secretárias, ecônomos e todos envolvidos com a administração eclesial possam aprimorar seus conhecimentos.
“O objetivo deste 9º Conage é pensar e refletir de forma concreta, aperfeiçoando os modelos de gestão e questionando quais processos criam e desenvolvem a prática gestora nas comunidades, onde o pároco, religiosa(o), secretária (o), agente de pastoral e todos profissionais da Igreja procurem desempenhar suas funções e ministérios com dedicação, boa vontade e, acima de tudo, cuidar do bem precioso, que é o povo fiel”, destaca nota.
Mais informações sobre o evento no site do Conage.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.