Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

9º Conage em Aparecida (SP) apresenta pistas para inovação da paróquia

Com o objetivo de apresentar pistas de ação para a inovação na paróquia acontece desde terça-feira (22) em Aparecida (SP) o 9º Congresso Nacional de Gestão Eclesial (Conage).

A nona edição trouxe como tema ‘Inovação na Paróquia: novas atitudes são indispensáveis para renovar e estar a serviço dela’ e lema ‘Quanto a mim, de boa vontade me entregarei a favor de vocês’, e reúne até sexta-feira (25) no Hotel Rainha do Brasil, 187 congressistas vindos de vários estados brasileiros.

O congresso foi criado com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB ), da Arquidiocese de São Paulo e da Faculdade Dehoniana com a proposta de mostrar aos líderes eclesiais a importância do uso de ferramentas e estratégias em administração para uma gestão eclesial eficaz.

De acordo com o organizador do evento, Marcelo dos Santos, a edição desse ano buscou valorizar a renovação da paróquia a luz de uma gestão competente.

“Este ano o Conage está pegando o viés da gestão em si, ou seja, da gestão renovada na inovação da paróquia, mostrando um caminho para a evangelização, e mostrando as ferramentas de administração, marketing, pastoral, liderança, e também buscando fortalecer a dinâmica da gestão, ou seja, o gestor como protagonista, e também a pessoa que dá a dimensão às outras realidades dentro da paróquia e da comunidade”.

Esteve presente na manhã desta quinta-feira (24), ministrando a palestra: ‘Gestão para uma paróquia missionária’, o padre José Carlos Pereira, doutor em Sociologia pela PUC-SP e especialista em gestão do terceiro setor, com ênfase em paróquias. Durante sua exposição, padre José Carlos apresentou a necessidade das paróquias trabalharem a renovação tendo como princípio a busca de uma comunidade missionária.

“O sentido da renovação da paróquia é para torná-la mais missionária, para tornar mais participativa a vida das pessoas dentro dessa estrutura. Com essa participação mais intensa, ampliando o leque de participação ela vai se tornar uma comunidade e é esse o objetivo. Nos desafios elencados pelo Documento de Aparecida, qual a CNBB escolheu para o Brasil? A paróquia como comunidade de comunidades. Então, a comunidade é a tábua de salvação da nossa Igreja. Se a Igreja não for comunidade ela não responderá mais aos desafios da atual realidade. Ser comunidade é fundamental”, frisou.

A renovação, para o palestrante, não significa a erradicação do modelo atual de gestão paroquial, mas sim a “renovação de suas estruturas, do seu ardor missionário e da mentalidade [dos responsáveis pela gestão]”.

 

"A comunidade é a tábua de salvação da nossa Igreja. Se a Igreja não for comunidade ela não responderá mais aos desafios da atual realidade". 

“Pode-se ter uma paróquia ultramoderna, com recursos modernos, mas se a cabeça não tiver sido renovada, essa renovação é apenas uma maquiagem na paróquia. O sentido fundamental é formar comunidades, e para isso, é preciso que as pessoas renovem a sua mentalidade. A renovação de mentalidade é o primeiro passo para a renovação de paróquias”.

Outra realidade evidenciada, foi a existência de paróquias centralizadoras, que segundo padre José Carlos, ainda é o modelo predominante no Brasil. Na paróquia centralizadora o padre é o principal responsável pelas ações pastorais e as lideranças, nesse caso, são passivas. “É nesse modelo que Aparecida [documento] pensa em mexer nas estruturas”, pontuou padre José Carlos. 

Outro palestrante de renome que ocupou a manhã de formação do congresso foi o escritor e pedagogo, Irmão Afonso Murad, especialista em Gestão, que apresentou o tema da inovação da gestão na pastoral a partir da articulação do presencial com o midiático.

Irmão Afonso Murad começou apresentando o conceito primário de inovação, que está relacionado com a introdução de processos de produtos e de outras formas que introduzem uma novidade e um diferencial nas organizações e na sociedade, passando para o que consiste a inovação na Igreja. Ouça a apresentação desse tema no podcast com o religioso.

 
 
 

Os slides da palestra podem ser acessados abaixo: 

Inovação na gestão eclesial from Afonso Murad
 
 

 

O congresso recebeu ainda, o padre Joãozinho com o tema central do congresso: ‘Pastoral do Empreendedorismo – Uma inovação para a paróquia', entre outros especialistas.  Confira a galeria de imagens desta quinta-feira, 24 de outubro. 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...