A missão do voluntário Marco Rodari no território de Gaza é bem simples, oferecer por alguns instantes um pouco de alegria e deixar para sempre uma marca de esperança no coração das crianças daquele lugar.
Membro da associação italiana "I Colori del Sorriso" (As cores do sorriso), o voluntário que é mais conhecido como o palhaço "Pimpa", já se apresentou mais de 200 vezes na cidade de Gaza e ainda nas regiões mais tocadas pela destruição, como Beit Lahiyah, Beit Hanoun, Shujaya, Khan Younis e Rafah.
No ano passado, o voluntário esteve em Gaza durante a guerra, e neste ano voltou e permaneceu mais três meses. Em entrevista publicada pelo Patriarcado Latino de Jerusalém, Marco Rodari falou sobre essa nova experiência.
Em suas respostas, Rodari demonstrou os sofrimentos vividos naquela região e o desejo de ver renascer a esperança, principalmente entre as crianças de Gaza.
“Pensava que encontraria ruínas e homens cansados”, disse Rodari. “Mas nestes meses, Gaza demonstrou-se muito vivaz. As iniciativas sociais e culturais refloresceram e voltou-se a viver um verão quase normal. Muitos jovens animaram os acampamentos de verão com um enorme desejo de alegrar as crianças", contou.
O voluntário recordou que as crianças de 6 anos, em Gaza, já passaram por três guerras e tendo a consciência de que elas são o futuro daquela região, são as que mais "merecem um pouco de felicidade", afirmou.
"Encontrei este mesmo espírito nas escolas, nos professores e nos alunos, felizes finalmente de retornar às aulas no dia estabelecido pelo calendário escolar, e não pelas bombas”, acrescentou.
O palhaço conta que junto aos inúmeros espetáculos, também abriu diversas escolas de magia para crianças para ensiná-las sobre a "maravilha de levar o sorriso aos outros".
"Uma criança a quem presenteie esta maravilha será portadora de felicidade: mercadoria rara nesta pequena faixa de terra', finaliza Rodari.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.