Por Redação A12 Em Igreja

A Paz terá grito forte durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016

Com a realização dos Jogos Olímpicos em 2016 na cidade do Rio de Janeiro a Arquidiocese do Rio promove o projeto “100 dias de Paz”. A ação tem a finalidade de atingir os jovens, atletas e o público geral, levando os valores cristãos católicos ao esporte.

100 dias de Paz Rio de JaneiroUm comitê organizador foi estabelecido para desenvolver o projeto “100 dias de Paz”, que engloba diversas atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos. Os “100 dias de Paz” são declarados pela ONU.

O coordenador do comitê organizador, padre Leandro Lênin Silva Tavares Cardoso, ressaltou que, desde já, é preciso começar a colocar em prática ações de paz.

“O Projeto 100 dias de paz já começa, e vai ser vivenciado durante os jogos. Vamos organizar simpósios e palestras, e nos dedicaremos a evangelização de atletas”, afirmou.

Bandeira da Paz
No ano passado, Padre Leandro participou do encerramento das Olimpíadas em Londres, na Inglaterra, e recebeu os símbolos, criados para estes jogos, que vão acompanhar os Jogos Olímpicos Rio 2016: a Cruz Olímpica e o Ícone da Paz.

“Tivemos a alegria de entrar em contato com os ingleses, e vimos seus esforços para fazer um trabalho pastoral, tanto com os turistas, atletas e seus familiares. Esse trabalho pastoral é feito sob uma bandeira muito clara, a bandeira da paz. Os esportes olímpicos geram paz na medida em que os atletas, que não são só especialistas no que fazem, trazem sua cultura, modo de ser, e representam diferentes nações”, afirmou.

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, tem estado à frente de diversas reuniões, envolvendo esferas da sociedade, com representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal, e organizações ligadas ao esporte, contando com o apoio dos setores de esportes do Vaticano e organizações internacionais.

Cruz Olímpica e Ícone da Paz
A Cruz Olímpica foi projetada e criada pelo artista londrino Jon Cornwall, utilizando 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo, dentre elas uma de origem brasileira.

O Ícone da Paz representa o trabalho que Pax Christi Internacional realiza em prol da paz e reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone por diversas histórias bíblicas e da vida de santos da Igreja.

Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, no Palácio da Cidade, em Botafogo, o Papa Francisco abençoou os dois símbolos e, em conjunto, a bênção foi dada também às bandeiras Olímpica e Paraolímpica.

Trégua Olímpica
Em meados do nono século a.C., na Grécia Antiga, foi criada a Trégua Olímpica, onde deveria ser feita uma competição atlética amistosa a cada quatro anos para quebrar o ciclo de conflitos. A tradição da trégua Olímpica, que se estabeleceu para 50 dias antes e 50 dias depois da Olimpíada, foi mantida nos Jogos da era moderna, ressurgidos e idealizados pelo Barão de Coubertin há pouco mais de cem anos.

Saiba mais sobre o projeto acessando o site oficial 100diasdepaz.org.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.