Por Redação A12 Em Igreja

Acessibilidade nas paróquias é tema de oficina em Campo Limpo (SP)

oficina_campolimpoDe cada quatro pessoas que moram na Diocese de Campo Limpo, em São Paulo, duas tem algum tipo de deficiência, foi o que apontou levantamento realizado pela própria Diocese. Preocupada com essa realidade, a Diocese realiza no próximo dia 15 de agosto, das 8h às 17h, na Catedral Santuário Sagrada Família, a 'Oficina Diocesana de Acessibilidade'. 

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese, o evento busca atender ao apelo feito pelo Papa Francisco de ser uma 'Igreja em saída', de abertura e espírito renovado, que sai ao encontro das necessidades das pessoas.

O levantamento diocesano estima que cerca de 500 mil pessoas que vivem no território diocesano, possuem algum tipo de necessidade especial e precisam de um acolhimento diferenciado nas paróquias no que diz respeito à acessibilidade. 

"Já existem lindas iniciativas em nossa Diocese mas não atingem nem 10% de nossas Paróquias e aqui, não falamos apenas da questão técnica, de acessibilidade, mas dos inúmeros trabalhos que já são desenvolvidos para a evangelização e, antes dela, a inserção social dessas pessoas na Igreja e, por consequência, na sociedade. São assustadores os relatos de pessoas que viveram trancafiadas em suas casas por décadas, por desinformação dos seus responsáveis (familiares) ou até mesmo por sua vergonha, por não saber lidar com essa situação", sublinha nota. 

A oficina contará com a assessoria de membros da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo e de algumas paróquias da Diocese de Campo Limpo que já possuem um programa de acessibilidade. As lideranças irão transmitir orientações sobre como as paróquias podem se adaptar e promover a conscientização na comunidade em vista de um melhor acolhimento dessas pessoas.

O evento é aberto aos membros das pastorais e demais interessados "em conhecer um pouco mais sobre esta realidade que tem afastado muitos católicos das celebrações eucarísticas por não oferecer uma estrutura física e espiritual de acolhimento", destaca a nota. 

As inscrições podem ser feitas através da ficha de inscrição que está disponível no site da diocese.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.