Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Alergia ou intolerância …o que eu tenho?

Querido leitor

Deus abençoe você e sua família com toda sorte de bençãos físicas e espirituais. Estamos às portas de mais um final de ano, onde as temperaturas e o clima começam a subir, tempo de festas, de programar férias, viagens, etc. Por isso, devemos estar atentos com nossa saúde. Muita gente confunde alergia e intolerância. É a mesma coisa?

jejum

A semelhança ou a diferença vai depender da resposta que o nosso organismo vai dar quando entra em contato com alguns alimentos ou produtos.

Vamos entender o conceito de cada uma delas. Em termos gerais e para nossa compreensão, ALERGIA é uma reação que o nosso organismo tem diante de uma substância que o nosso corpo não reconhece como saudável. É uma resposta até mesmo exagerada que nosso sistema imunológico manifesta quando sente que está sendo “agredido”. Há uma predisposição genética para isso; o organismo produz anticorpos; pode aparecer em qualquer idade. E pode manifestar-se em diferentes parte do corpo como pele, mãos, pés, boca, olhos e nariz. 

Já a INTOLERÂNCIA é uma reação adversa, que tem suas consequências mas não envolve ou afeta o sistema imunológico e muito menos há o fator genético ou hereditário como condição para o surgimento. É uma incapacidade ou deficiência que o nosso organismo tem de processar e digerir certos alimentos, por exemplo, a lactose, o gluten e outros.

Esse quadro abaixo vai ilustrar algumas semelhanças e diferenças entre alergia e intolerância (no caso dos alimentos).

tma_chalkboard_1

No caso de uma ALERGIA ALIMENTAR os sintomas e as reações aparecem imediatamente pelo corpo, mesmo quando a quantidade ingerida é pequena; na INTOLERÂNCIA ALIMENTAR as reações aparecem um pouco mais tarde e a gravidade vai depender da quantidade de alimento ingerido. Em ambos casos, as pessoas afetadas dever retirar todos os alimentos que produzem essas reações bem como as receitas que são preparadas com alimentos causadores os sintomas acima.

O diagnóstico para saber se a pessoa tem alergia é feito através de testes de alergia na pele ou exames de sangue; no caso da intolerância além de exames de sangue, é feito o teste da provocação (comer o alimento e verificar a reação do mesmo no organismo para continuar a ingesta ou sua retirada do cardápio)

Procure prestar atenção no seu corpo quando você está se alimentando!

Com carinho e bençãos

Assinatura Frei Rinaldo ATUALIZADA colunista

Escrito por
Assinatura pequena Frei Rinaldo Colunista.png
Frei Rinaldo, osm

Frei Rinaldo, osm

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.